Pular para o conteúdo principal

Novas leis penais e processuais-penais

            Numa só penada, ontem a Presidente da República sancionou três leis penais e processuais penais, uma das quais teve conforme a mídia adora muito destaque nos meios jornalísticos: a que já foi acunhada de lei Carolina Dieckmann. Sobre esta, já postei no meu blog um texto, mas vale recordar. Há 13 anos tramitava um projeto de lei de autoria do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), protegendo penalmente dados existentes em computadores. Embora a Parte Geral do Código Penal seja do longínquo ano de 1940, algumas condutas cometidas por meio de computador e da internet são abrangidas por ela. Porém, nem todas. Daí a razão de ser do projeto de lei do senador. Estava ele lá hibernando quando, em 2011, um deputado do PT apresentou outro projeto e se iniciou uma queda de braço entre governistas e oposicionistas sobre qual projeto deveria ser aprovado. Enquanto a vara sobe e desce as costas descansam já proclama o ditado antigo: enquanto eles lutavam pela paternidade da lei, o computador pessoal da atriz teve dados subtraídos e isso causou comoção nacional. Rapidamente aprovou-se o projeto, tornando-se na lei nº 12.737, que incluiu no estatuto punitivo os artigos 154-A, 154-B, dando, ainda , nova redação ao 266 e acrescentando novo texto ao 298. A ementa é a seguinte:

Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências.
            Outra (nº 12.734) das novas leis penais trata da detração, bem como da manutenção da prisão preventiva ou sua decretação. Este é um instituto de Direito Penal e no Código está definido no artigo 42, garantindo ao condenado que seja computado no tempo de pena privativa de liberdade imposta o tempo que ele ficou preso em sentido amplo temporariamente. Idêntico procedimento deve ser tomado com relação à medida de segurança. O artigo tem suma importância na atualidade principalmente em razão da verdadeira epidemia de prisão antes da condenação. Ao sentenciar, determina a nova lei, deverá o juiz manifestar-se “fundamentadamente” sobre a manutenção da prisão ou de sua imposição, bem como deverá operar a detração para determinar o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade. A ementa é esta: Dá nova redação ao art. 387 do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal, para a detração ser considerada pelo juiz que proferir sentença condenatória.                                                                          
            A terceira lei (nº 12.735/12) alterou tanto o Código Penal quanto a lei nº 7.716/89, que criminaliza o racismo, determinando que seja feita a “cessação das respectivas transmissões radiofônicas, televisivas, eletrônicas ou de publicação por qualquer meio”(artigo 20, § 3º)  - quando o racismo é praticado por qualquer desses meios. Esta é a ementa:

Altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, o Decreto-Lei no 1.001, de 21 de outubro de 1969 - Código Penal Militar, e a Lei no 7.716, de 5 de janeiro de 1989, para tipificar condutas realizadas mediante uso de sistema eletrônico, digital ou similares, que sejam praticadas contra sistemas informatizados e similares; e dá outras providências.
            No “apagar das luzes” do presente ano, quando as editoras jurídicas já praticamente fecharam as edições de seus códigos penais que serão postas à venda, será necessário rever tudo e, talvez, refazer. Ainda bem que alguns códigos, especialmente os “vade-mécuns” vêm acompanhados de um CD com a legislação dita extravagante e mais, que as editoras permitem a atualização “on-line” de seus produtos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante