Pular para o conteúdo principal

Evento internacional

  
            O Brasil está se “preparando” para receber dois grandes eventos internacionais, a Copa do Mundo e a Olimpíada: um específico, de apenas uma modalidade esportiva, e outro genérico, de várias modalidades. Já sedia alguns eventos internacionais na modalidade tênis: alguns “challengers”, um ATP 250 e um WTA. Eventos menores, estes não demandam muitos investimentos, ao contrário do que ocorre com a olimpíada e a copa do mundo.
            Depois de vir pela quarta vez consecutiva a um torneio de tênis na modalidade ATP 1000 – que na escala é abaixo apenas dos Grand Slam -, permito-me fazer algumas observações.
            Chegada – o Aeroporto Internacional de Miami é um dos mais movimentados do mundo. Em 2010, as locadoras de veículos encontravam-se espalhadas no entorno do aeroporto, de forma que era necessário ao passageiro deslocar-se por ônibus até a locadora para apanhar o carro. Em 2012 já estava construído um prédio, que parece muito um saguão de aeroporto, para abrigar todas as locadoras. Já não se utilizava mais ônibus e sim um trem. Curiosamente, o aeroporto está sempre em obras.
            Local – o Crandon Park era um “lixão” e foi recuperado para abrigar um complexo tenístico público: a quadra principal, chamada de “stadium”, tem arquibancada permanente em 3 pisos e para o torneio é montado mais um nível, o famoso “400”. A segunda quadra mais importante é o “grandstand” e há mais outras 8 quadras, numeradas, e mais quatro com letras (“a” etc). Há um estacionamento adaptado que cobra 12 dólares, sem a presença de “flanelinhas” (ou “flanelões”), “tomando” dinheiro dos frequentadores. Depois de estacionar o carro, apanha-se um ônibus, que não cobra tarifa, que leva as pessoas até quase a porta do complexo tenístico, tudo na maior ordem. Se a pessoa quiser, há um estacionamento mais próximo (VIP) ao preço de 30 dólares, também sem “flanelinha” (esta espécie não existe nos EUA – já vi até na Espanha, em Santiago de Compostela, mas era apenas um, defronte a igreja, e me pareceu ser uma pessoa com problema mental).  Depois dos jogos, faz-se o trajeto de volta.
            Cambista ao contrário – no primeiro dia do torneio, fomos abordados (já tínhamos sido nas vezes anteriores) por um americano que nos ofereceu ingresso. Perguntamos detalhes e ele respondeu que o ingresso era para o nível 400 e cada um custava 25 dólares. Esse dia o preço era o quádruplo – pensamos que era falso. Adquirimos e ele nos deu um cartão de visita com o telefone do local de venda: tudo às escâncaras. Usamos o ingresso e na volta ao “flat” telefonei ao local de venda e conversei com a pessoa. Ele me deu o endereço do seu “escritório” e no dia seguinte fomos comprar mais. O escritório era no interior de um hotel e assim fizemos todos os dias, comprando, por exemplo, ingresso de 215 dólares por 75. Essa pessoa, que é equatoriana, vive disso (não sei como e não perguntei): vende ingressos para jogos de tênis, de basquete, de fórmula Indy, futebol americano e tudo o mais. Ele disse que no próximo ano trabalhará no Brasil, vendendo ingressos para os jogos da copa.
            Ingressos – comprando o tíquete para o “stadium”, pode-se entrar em qualquer das outras quadras: o preço varia conforme o nível (há quatro 100, 200, 300 e 400); comprando-se o “ground pass”, que é bem mais barato, pode-se entrar em qualquer quadra menos no “stadium”. É uma opção. E há fiscalização:  não se tem acesso ao “stadium” sem o ingresso específico.
            Torcida brasileira – depois de 4 anos seguidos vindo ao ATP 1000 de Miami cheguei à conclusão de que os brasileiros não estão preparados para assistir a um jogo de tênis quando está em quadra um compatriota. Este ano, em que o principal tenista brasileiro, Thomaz Bellucci, chegou às oitavas de final, ficou nítido o despreparo do brasileiro para assistir a um jogo de tênis: eles se comportam como se estivessem num estádio de futebol. As frases de “incentivo” bradadas desde as arquibancadas: “Bellucci, esse game é ‘nosso’”; “Bellucci, ele está cansado”; “Bellucci, troca bola”.  Sem contar as dezenas de técnicos que ficam dizendo qual seria a melhor jogada a ser feita (já tinha visto isso antes no Challenger de São Paulo e no da Hípica em Campinas e no ATP 250 de São Paulo).
            E quando penso que no próximo ano o Brasil sediará um ATP 250, um ATP 500 e um WTA, sem contar os “challengers”, me dá calafrios, que aumentam quando penso na copa e na olímpiada.

De Miami.



           

Comentários

  1. o Brasil só está preocupado em fazer pose para os visitantes, enquanto os integrantes da casa estão descontentes e com razão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante