Pular para o conteúdo principal

Respeito ao xerife


 
            No filme “Onde os fracos não têm vez”, dos irmãos Coen, que venceu o Oscar de melhor filme no ano de 2008, há um diálogo interessante entre uma jornalista e o xerife do condado (maravilhosamente – como sempre – vivido por Tommy Lee Jones). O filme foi baseado no livro “No country for old man”, de Cormack McCarthy e o diálogo é este (pagina 247):
            Jornalista – Xerife, como é que o senhor deixa que o crime saia tanto de controle no teu condado?
            Xerife – Começa quando você passa por cima das boas maneiras. Quando começa a deixar de ouvir senhor e senhora já está bem à vista.              
            No ano passado a revista Veja São Paulo trouxe uma matéria em que noticiava a existência dos “pancadões”, encontros de jovens em alguns bairros de São Paulo: reuniam-se as pessoas com os seus carros, geralmente populares ou muito velhos, com aparelhagem de som mais cara do que o próprio veículo, ligavam a música em som altíssimo, com muito álcool e quiçá drogas. Houve repressão e um dos carros apreendidos, um Palio, produzia um som mais alto do que um Boeing decolando. O assunto saiu da mídia, de modo que é razoável deduzir que a repressão funcionou.
            Campinas está entrando na era dos “pancadões”, conforme noticiaram os jornais da cidade há duas semanas. Segundo a notícia, as pessoas marcam esses encontros por meio das redes sociais – leia-se Facebook -, e, de surpresa, reúnem-se numa rua de algum bairro da periferia, incomodando a tudo e a todos: as ruas ficam intransitáveis, os moradores das proximidades ficam incomodados com tamanho barulho e - segundo a notícia – o consumo de álcool é alto, até por menores de idade.
            No Cambuí, onde moro há 22 anos, os propagadores dos “pancadões” existem às pencas e a invasão nas ruas do bairro começa na quinta-feira, período noturno. Tal qual descrito linhas atrás, são carros populares e antigos (alguns nem mais são fabricados), tocando música da pior qualidade. Não se ouve Adele, Frank Sinatra, Toquinho – creio que o que essas velharias tocam nem de música pode ser classificado, sendo puro lixo. Algumas mais parecem simples barulho.
            As Ordenações Filipinas, em seu Livro V, que passou a ser aplicada no Brasil no ano de 1603 e vigorou até a promulgação do Código Criminal do Império, punia “os que dão música de noite” (Título LXXXI). Tal norma proibia a música desde o anoitecer até “que o Sol seja saído”. Uma das penas era a perda dos instrumentos tangidos em tais cantorias.
            A Lei das Contravenções Penais pune a perturbação do sossego (ao contrário do que se pensa, não existe “lei do silêncio”, que proibiria barulho a partir das 22 horas). Além disso, o Código Nacional de Trânsito, em seu artigo 228, proíbe “usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN”, sendo infração grave, com a penalidade de multa e a medida administrativa de retenção do veículo para regularização.
            Essas são as normas do “xerife”, que, conforme se constata, não estão sendo acatadas. Então a autoridade precisa começar a agir, pois é assim que os infratores começam.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante