Pular para o conteúdo principal

Estilo Larry David


            Para quem não conhece e nunca ouviu falar, Larry David foi um dos criadores da “situation comedy” de maior sucesso no mundo: Seinfeld. O outro criador, claro, foi Jerry Seinfeld. A série esteve no ar durante 10 anos, encerrando-se em 1998 e não houve dinheiro que convencesse os seus criadores a continuarem criando e gravando os episódios. Falou-se em 1 milhão de dólares para Jerry por capítulo. Até hoje, passados 15 anos de seu encerramento, ela continua em exibição em redes e canais, no Brasil, nos EUA e em outros países do mundo.
            A primeira vez que estive em NY foi no ano de 1998. Uma manhã, caminhando pela avenida Broadway, em Times Square, vi um rapaz, usando quipá, distribuindo folhetos em que – foi o que chamou a minha atenção – estava escrito a palavra Seinfeld. Eu já sabia, pois era fã, que seria o último ano da série e me apressei em apanhar um folheto. Ele era verde e estava escrito em letras garrafais: “Is there life after Seinfeld?”. Pegando um “gancho” no encerramento da série, cujos capítulos eram exibidos nas noites de quinta-feira, o panfleto convidava as pessoas a irem ao serviço religioso nessas noites em substituição ao programa “Seinfeld”.
            Depois do encerramento do programa, Julia Louis-Dreyfus – aliás, Elaine Benes – participou de algumas séries (“As aventuras de Christine”, “Veep”- esta, ainda em exibição); Michael Richards – aliás, Cosmo Kramer – meteu-se em uma confusão ligada ao racismo; Jason Alexander – aliás, George Costanza – fez “ponta” em um ou outro capítulo de algumas séries (“Monk”, por exemplo): Jerry nunca fez nenhuma série, porém fez uma animação belíssima: “Bee”.
            Depois de algum tempo do encerramento, Larry David criou a sua série: “Curb your enthusiasm” (no Brasil: “Segura a onda”). Quando ele foi contratado, o primeiro capítulo que apresentou à televisão tinha 31 minutos e lhe foi dito que não poderia exceder os 30 minutos. Ele o refez com a duração de 29 minutos e 59 segundos. Ele é o principal ator (há participações especiais de famosos, como os do elenco de “Seinfeld”)  e existem passagens politicamente incorretas ao extremo. Uma delas: num bar, ele começa a flertar com uma moça e ao dirigir-se a sua mesa, percebe que ela é “cadeirante” (detesto este termo: tem conotação de profissão [negociante, sitiante, comerciante]). Iniciam um namoro e, descontente, ele resolver terminar o idílio, escolhendo, para tanto, um restaurante: durante o jantar dar-se-ia o rompimento. Chegam ao local e há uma grande fila de espera, porém, pelo fato da moça ser deficiente, dão-lhes preferência e eles conseguem uma mesa rapidamente. Por conta disso, ele decide não mais romper o namoro.
            Uma das características de seu personagem, notada em muitos capítulos, é o da pessoa que discute por motivos de somenos importância e as discussões chegam a irritar o telespectador – no meu caso, sempre – de tão tolas. Observando o comportamento de muitas pessoas atualmente, constata-se que elas agem com essa característica “Larry David”. Constatei isso hoje numa loja de Campinas enquanto pagava a compra que fiz: aproximou-se um freguês com um papel na mão e a pessoa que me atendia disse àquele freguês que ele deveria dirigir-se a outro local e apontou a direção. Pois o consumidor respondeu que alguém da loja havia dito que ele deveria dirigir-se àquele caixa e blá-blá-blá (para lembrar “Seinfeld”). Larry discute por nada; na “sitcom” de maior sucesso o tema era “nada”. “Seinfeld”: a melhor série sobre nada, era o mote.
            Podem olhar a sua volta: vocês sempre encontrarão entre os seus parentes, amigos e conhecidos alguém com esse estilo “Larry David”.
(A propósito: a série "Seinfeld" é exibida no Canal Sony [49 e 549 NET]; "Curb your enthusiasm" é exibida nos canais HBO Plus * [77] e HBO Signature [78]).
Link do trailer de "Curb your enthusiasm:
http://youtu.be/RhWbn-1IkPE
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante