Pular para o conteúdo principal

O passado que condena eternamente


 

      Existe uma memória seletiva acerca dos atos praticados pelos outros que sempre faz evocar dados comprometedores; parece que nesse campo nunca ocorre o esquecimento. Fala-se, de algum tempo a esta data, que as pessoas têm "direito ao esquecimento”.
      Em termos jurídico-penais, o passado comprometedor não serve para condenar, mas sim para agravar a situação daquele que reincidiu. Durante muito tempo, a reincidência era perpétua – se preferirem, eterna (“que seja eterno enquanto dure”, como disse lindamente o poeta). Cometido um delito aos 18 anos e cumprida a pena (ou extinta por qualquer motivo – a prescrição, por exemplo) e praticado outro aos 50 anos, a pessoa era considerada reincidente. Inicialmente sob a forma de construção jurisprudencial e depois convertida em lei, foi fixado um prazo para a reincidência: cinco anos após a extinção da pena pelo cumprimento ou qualquer outra forma extintiva.
      Além disso, na reforma penal havida no ano de 1984, que trouxe, pela Lei n° 7.210, uma nova parte geral ao Código Penal, a lei de execução – daquele mesmo ano e foi a primeira que o Brasil teve em 484 anos de seu descobrimento – estabeleceu, no artigo 202, que “cumprida ou extinta a pena, não constarão da folha corrida, atestados ou certidões fornecidas por autoridade policial ou auxiliares da Justiça, qualquer notícia ou referência à condenação, salvo para instruir processo pela prática de nova infração penal ou outros casos expressos em lei”.
      Conforme dispõe a lei específica, depois de cumprida ou extinta a pena “desaparecerão” dos registros oficiais “qualquer notícia ou referência à condenação”. A “mens legis” foi perfeita, porque, como já afirmou alguém que viveu o problema, “a pena realmente começa a ser cumprida depois de terminada”, pois é a partir de sua categoria de “egresso”que todas as possíveis portas automaticamente se fecham: qual emprego ou cargo público que não exige “folha de antecedentes”. Talvez apenas o de político, pois é partir de sua eleição que muitos desandam para o crime – vide a “bancada da Papuda” ou “bancada carcerária” da Câmara dos Deputados.
      Embora a intenção da lei fosse ótima, ela é burlada a todo momento. Ao lado do Estado oficial, o único autorizado a punir (“jus puniendi” – poder-dever de punir), há outro que não pune, mas que controla a vida das pessoas, “sugando” dados dos “sites” oficiais e montando um banco de dados que desobedece diuturnamente o que dispõe a lei de execução penal. Dois exemplos servirão para esclarecer o que está sendo dito: uma mulher foi acusada de tentar matar o filho. Mudou-se do Brasil, indo fixar residência num país da Europa. Retornou ao Brasil para ser julgada e a acusação de homicídio qualificado tentado foi desclassificada para lesões corporais leves que, devido ao longo tempo transcorrido, prescreveu. Em “sites” de busca, ao ser digitado o seu nome, a pesquisa é direcionada para ”sites” oficiais e não oficiais em que constam dados sobre o processo.
      Um homem foi acusado de ato obsceno (infração penal de menor potencial ofensivo) e decidiu aceitar a transação penal, cumprindo a prestação de serviço à comunidade que foi imposta. O processo foi extinto, porém, em virtude de ter sido chamado por edital, consta o seu nome, o número do processo e o crime de que era acusado em “sites” não oficiais.
      Voltando ao primeiro parágrafo deste escrito: até hoje circulam “correntes” nas “redes” sociais contra alguns (então) rapazes, estudantes de medicina, que participavam de um “trote” acadêmico em que um calouro morreu afogado. Embora não tenham sido sequer denunciados, pois o inquérito policial foi arquivado, os “posts” citam os seus nomes, onde trabalham e os chamam de “assassinos”.
      O passado deve condenar eternamente?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante