Pular para o conteúdo principal

Bianca e a mudança de sexo


   
    O seu nome não era Bianca: “na pia batismal” (na verdade: no registro de pessoas naturais) recebera o nome de Edilson, do sexo – claro! – masculino. Porém, era, conforme se dizia na época, transexual, “uma alma feminina encarcerada num corpo masculino”. A sua ideia, que encerraria a realização de um sonho, era submeter-se a uma cirurgia para mudança de sexo (hoje: cirurgia de readequação sexual). Foi em busca dos meios à realização do sonho.
      No Brasil houvera, na década de 70, uma experiência pioneira nessa área: um transexual chamado Waldir fora operado para mudança de sexo. A cirurgia foi realizada por um renomado profissional de São Paulo e de tal forma ficou satisfeito o cliente que resolveu requerer à Vara (sem nenhuma conotação...) dos Registros Públicos a alteração de seu nome, de Waldir para Waldirene, e a mudança de sexo, de masculino para feminino. Requerida a alteração, o Ministério Público que atuava perante aquela repartição judiciária não somente discordou do pedido como entendeu que houvera crime, o de lesão corporal grave (na classificação doutrinária: gravíssima): artigo 129, § 2°, inciso III (perda ou inutilização de membro, sentido ou função – não fora a perda do membro viril, afinal extirpado, mas sim a perda da função de reprodução). Não obstante tivesse o cliente concordado com a intervenção médica, a integridade corporal é um bem indisponível, o que torna inválida qualquer concordância.
      Por ter entendido que houvera crime, e de ação penal pública (a punição do suposto autor independe da vontade da vítima), o Promotor de Justiça requisitou à Polícia Civil a instauração de inquérito, o que foi feito. O médico foi processado, contratou uma equipe dos melhores advogados (dentre os quais Heleno Cláudio Fragoso, autor do livro [entre outros] “Lições de Direito Penal”), mas foi condenado, tendo sido imposta a pena de 2 anos de reclusão (era – é ainda – a pena mínima prevista ao crime), com a suspensão condicional da execução da pena. Inconformadas, as partes, réu e Ministério Público, recorreram e o (então) Tribunal de Alçada Criminal, por dois votos a um, absolveu o médico por entender que ele não houvera agido com dolo.
      O sonho acalentado por Bianca não teve um caminho tão tortuoso. Submetida inicialmente a uma avaliação multidisciplinar (ou multicientífica) numa universidade estadual, em que intervieram médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, foi elaborado um laudo que concluía pela necessidade da cirurgia. Porém, os cirurgiões, talvez conhecedores do caso anterior (Waldirene), único até então no Brasil, condicionaram a cirurgia a uma autorização judicial. E lá foi “ela” (até então “ele”) à Procuradoria do Estado à procura de um profissional que requeresse judicialmente a autorização. A colega a quem coube a atribuição digitou o pedido e ele foi distribuído à Vara do Júri da comarca de Campinas, cujo titular, em longa e erudita decisão, autorizou a intervenção cirúrgica.
      A cirurgia foi realizada e foi um sucesso; Edilson, seguindo na mesma trilha de Waldir, requereu, agora a outro juiz, óbvio, a alteração do registro civil, não apenas quanto ao sexo, mas também quanto ao nome: ele queria chamar-se Bianca Vitória, esta uma alusão ao sucesso da operação. Deu-se mal nos dois pedidos: ambos foram indeferidos. Porém, realizou o sonho de toda mulher: casou-se. O conúbio não durou muito tempo: o consorte morreu, “assassinado” que foi num “assalto”.
      Quando me contaram do passamento do esposo, ingenuamente pensei que tal se dera por excesso de prazer...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante