Pular para o conteúdo principal

A Comissão da Verdade e o direito de permanecer em silêncio


 

     
A Comissão da Verdade foi instituída pela lei n° 12.528, de 12 de novembro de 2011; sua ementa simplistamente diz o seguinte: “cria a Comissão Nacional da Verdade no âmbito da Casa Civil”. O seu artigo 1° esclarece a finalidade de sua criação: “com a finalidade de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período fixado no art. 8o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”. Dentre os seus objetivos chama a atenção o disposto no artigo 3°, inciso III: “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior”. Não decorre de sua interpretação que devem ser apuradas somente as mortes provocadas por pessoas que representavam então regime militar que houvera empolgado o poder nos idos de 1964.
      Porém, embora não se deva fazer uma interpretação restritiva do alcance de um de seus objetivos, as suas atividades têm consistido em investigar somente os atos praticados por agentes governamentais, como se a História de um país pudesse ter apenas uma versão. Pode-se, por outro lado, afirmar que muitos dos atos praticados por aqueles que eram rotulados de “subversivos”e “terroristas”, como roubos, sequestros, homicídios, explosões, tenham sido apurados em processos judiciais, ainda que de forma fraudulenta. Se assim efetivamente foi, a criação da comissão foi uma ótima oportunidade de revê-los, o que não tem acontecido, talvez por respeito à coisa julgada.
      Muitas das pessoas que praticaram “as graves violações dos direitos humanos” (as não graves não devem ser apuradas?) têm sido chamadas para interrogatório e algumas delas invocam o direito de permanecer em silêncio, preferindo não se manifestar. Tal atitude tem enfurecido tanto alguns membros da comissão, como, principalmente, setores da mídia, que preferiam que os interrogados respondessem a todas as perguntas que lhe são formuladas. Dias atrás, uma apresentadora do canal Globonews afirmou que o convocado (um oficial da reserva do Exército que se negara a responder), comportou-se como os militares daquela época, que a todas indagações respondiam “nada a declarar”.
      O que esses comentaristas e a mídia têm esquecido é que o princípio “nemo tenetur se detegere”, também formulado às vezes em inglês (“privilege against self incrimination”), em vernáculo “ninguém pode ser obrigado a fazer prova contra si mesmo”, existe no plano constitucional e no plano infraconstitucional e ele permite que a pessoa contra a qual existe – ou existirá – um procedimento disciplinar se recuse a responder qualquer pergunta cuja resposta importe em auto-incriminação. É simples assim. As pessoas chamadas a depor e que responderam incriminando a si e a outros quase que de forma automática têm sido denunciadas à justiça, embora tenhamos tido uma lei de anistia (esta, sim, tem como fundamento promover a reconciliação nacional, depois de um grave período de conturbação, mas entre nós as coisas funcionam ao contrário...), cuja validade foi atacada na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental n° 153, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, porém julgada improcedente.
      Eu gostaria de saber, por exemplo, quem patrocinou o ataque ao quartel general do 2° Exército, ocorrido no dia 26 de junho de 1968, em que morreu o soldado Mário Kozel Filho. As notícias apontam que era a organização a que pertencia a companheira Estela, cujo nome era Dilma Vana Roussef Linhares, e a comissão da verdade poderia jogar um pouco de luz sobre o tema, escarafunchando o acontecimento. Mas parece que tal não acontecerá.

 (Fotos de Mário Kozel Filho e do Quartel General do 2° Exército - em que ocorreu o atentado de 26 de junho de 1968.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante