Pular para o conteúdo principal

O balde de água e a ELA


 

   
   Muitos têm visto a cena: uma celebridade, não importando de que área de atuação (George W. Bush, Mark Zuckerberg, Daniela Ruah), despeja sobre si mesma um balde de água, às vezes de gelo, às vezes de ambos (houve uma que despejou sobre si um balde de dólares), mas não tem entendido; quando muito, consegue a informação de que se trata de uma campanha tendente a arrecadar fundos para as pesquisas sobre a esclerose lateral amiotrófica, ELA, também chamada de “mal de Lou Gehrig” ou “doença de Charcot”. Jean-Martin Charcot foi um médico e pesquisador francês (1825-1893). Já Lou Gehrig foi um jogador de futebol americano falecido aos 38 anos e que padecia dessa moléstia; retirou-se do esporte que praticava (bem) aos 36 anos, tendo falecido dois anos após (1903-1941).
      Existe um livro belíssimo chamado “A última grande lição: o sentido da vida”, escrito por Mitch Albom e que narra o seu reencontro e convivência com um antigo professor do tempo de universitário, Morrie Schwartz, que padecia desse mal: o livro é emocionante, pois acompanha os últimos dias da vida do mestre. Depois de lê-lo, vivi o seguinte episódio: eu estava fazendo, em sistema de plantão, o atendimento de público na Procuradoria Regional de Campinas, quando entrou na minha sala uma mulher e começou a narrar a sua desdita, não contendo o choro; dela, não: de seu marido, que estava acometido de uma doença degenerativa incurável e o casal não tinha dinheiro para custear o tratamento. Indaguei pelo nome da doença. Ela respondeu: o senhor não conhece; é esclerose lateral amiotrófica. Completei: também conhecida por mal de Lou Gehrig. Ela arregalou os olhos: o senhor conhece. Sim, li sobre ela. Após atendê-la, tomei a liberdade de recomendar a ela que lesse o livro “A última grande lição...”, para que ela se preparasse para o que a doença provocaria em seu marido, que, naquela altura, tinha 38 anos. Destaquei um Procurador do Estado para requerer judicialmente o custeio do tratamento, que era – é ainda – meramente paliativo, e a medida foi deferida.
            Pessoas famosas sofreram ou sofrem dessa insidiosa moléstia: o físico teórico Stephen Hawking, o músico Charles Mingus e o futebolista brasileiro (que jogou no Fluminense e na seleção brasileira) Washington, morto aos 25 de maio de 2014.
            A campanha desencadeada chama-se Ice Bucket Challenge (literalmente: desafio do balde de gelo) e a sua finalidade é arrecadar dinheiro para que as pesquisas sobre a doença possam ser incrementadas, descobrindo-se a sua origem e consequentemente a sua cura. Como sempre existe o lado contrário, há pessoas, principalmente “nesta terra descoberta por Cabral”, criticando a campanha, pois dá, segundo a visão deturpada desses “do contra”, mais destaque às celebridades do que à doença. Não é bem assim: a campanha tem feito com que as pessoas olhem para os participantes da campanha e tomem conhecimento da existência dessa terrível moléstia degenerativa e incurável. Para usar uma frase do livro: “com a doença, a musculatura da pessoa derrete como a cera da vela”.
            É de se esperar que milhões de dólares sejam arrecadados (já ultrapassou a marca dos 15 milhões) e que as pesquisas atinjam aquilo que pretendem, para que o mal deixe de ser incurável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante