Pular para o conteúdo principal

José Dirceu e a prisão domicilar




      
          José Dirceu de Oliveira e Silva foi – ainda é – um dos personagens mais controvertidos da História do Brasil – a contemporânea. Metido em movimentos universitários, depois, com a chegada dos militares ao poder, participou de sequestros, foi banido do Brasil, indo morar em Cuba, onde participou de treinamentos de guerrilha (se bem que, como consta da biografia “Dirceu”, escrita pelo jornalista Otávio Cabral, era um “corpo mole”, não se dedicando muito aos exercícios) e submeteu-se a uma cirurgia plástica para alterar a fisionomia. Voltou ao Brasil com a anistia, indo residir no Paraná, onde formou família – nem a sua mulher sabia de sua verdadeira identidade. Foi um dos fundadores do PT e no primeiro mandato de Lula foi o todo-poderoso ministro-chefe da Casa Civil – quase um primeiro-ministro. Nessa condição, foi um dos “operadores” do mensalão, que somente foi posto a público por conta de Roberto Jefferson.
                Teve o seu mandato parlamentar – era deputado federal – cassado e foi processado perante o STF (ação penal n° 470, cognominada “mensalão”), tendo sido imposta a pena de 10 anos e 10 meses de reclusão (7 anos e 11 meses pelo crime de corrupção ativa  e 2 anos e 11 meses pelo crime de quadrilha), em regime inicialmente fechado. Como a condenação pelo crime de quadrilha não foi unânime, interpôs embargos infringentes e por 6 votos a 5 foi absolvido, ficando a sua pena definitiva 7 anos e 11 meses, regime incialmente semi-aberto.  Após cumprir uma parte nesse regime, foi promovido ao aberto, prisão albergue, podendo cumpri-la em seu domicílio.
                No ano de 1984 houve uma grande alteração no Código Penal, com a vinda de uma nova Parte Geral (todos os Códigos são divididos em duas partes: Geral e Especial; naquela estão disposições aplicáveis a todos os crimes [como, por exemplo, as espécies de pena]; nesta, estão descritos os crimes), que introduziu o cumprimento de pena privativa de liberdade sob a forma de regimes. Foram criados três: fechado, semi-aberto e aberto. O primeiro deve ser cumprido em penitenciária de segurança máxima ou média; o segundo, em colônia penal agrícola, industrial ou estabelecimento similar; o terceiro, em casa do albergado ou estabelecimento adequado – conforme o artigo 33, parágrafo 1°, letras “a”, “b” e “c”, do Código Penal.  Em termos numéricos somente, para pena superior a 8 anos regime inicial fechado; entre 8 e mais de 4, semi-aberto; 4 ou menos, regime aberto (prisão albergue).
                Já a Lei de Execução Penal, que é da mesma data da Parte Geral do Código Penal (11 de julho de 1984), a partir do artigo 93 descreve quais as características que deve ter a casa do albergado, estipulando que ela deve caracterizar-se “pela ausência de obstáculos físicos contra a fuga” (artigo 94); ademais, “em cada região haverá, pelo menos, uma casa do albergado” (artigo 95). Embora a lei tenha 30 anos, pouquíssimas cidades no Brasil possuem casa do albergado - são apenas 57 masculinas e 7 femininas (Campinas teve, por pouco tempo, uma – localizada defronte a 7ª Ciretran -, cujo aluguel era pago em parceria pela Prefeitura e empresários) e isso cria um impasse: a pessoa que tem direito ao regime aberto mas não tem onde cumpri-lo. Para superar esse problema criado pelo próprio Estado, que não aparelhou as regiões com casa do albergado, foi encontrada uma solução “salomônica”: como existe a previsão de prisão albergue domiciliar (no jargão jurídico: PAD) para casos especialíssimos (condenado maior de 70 anos, condenado acometido de doença grave, condenada com filho menor ou deficiente físico ou mental e condenada gestante – artigo 117 da Lei de Execução Penal), os juízes e tribunais do Brasil inteiro passaram a conceder a PAD quando no local em que a pessoa cumpre a pena não há casa do albergado (como já dito, há pouquíssimas no Brasil).
                Portanto, ao contrário do que muitos pensam – inclusive pessoas que aparentemente conhecem a lei penal -, não houve nenhuma heresia jurídica, nenhum favorecimento pessoal indevido, nenhuma teoria da conspiração na concessão pelo ministro Luiz Roberto Barroso de progressão do cumprimento da pena ao condenado José Dirceu. O magistrado apenas concedeu-lhe aquilo que a todos, por direito, é concedido.

               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante