Pular para o conteúdo principal

O desafio da raquetinha e o olho do porco no rolete


                                                        
      Houve uma época em Campinas em que o jogo de “raquetinha” era uma verdadeira febre. Comecei a praticar esse esporte na chácara do saudoso amigo Carlos Queiroz, merecidamente apelidado de “Conde” tal era a sua fidalguia, no ano de 1986. Ali jogavam Padre Chiquinho (pároco da Igreja Santa Rita de Cássia), Acácio Silva, José Augusto Marin, Alfredo Luca, Roberto Telles Sampaio, Luiz Queiroz (“Zinho”, o melhor jogador de rede que já vi), Carlinhos Queiroz, Ângelo Carvalhaes e muitos outros. Em dezembro, indefectivelmente, era realizado o Torneio de Santa Rita, com premiação de taças e medalhas.
      Nas décadas seguintes, a febre recrudesceu, com o esporte sendo praticado em academias, pagando-se, óbvio, pelo uso das quadras, e essas mesmas academias – Vera Cleto, João Soares, All Rackets, e mais tardiamente Tella Tennis – promoviam torneios. Nos clubes também se praticava o esporte e também eram promovidos torneios: Cultura, Guarani, além, claro, de Tênis e Hípica. Hoje, o jogo agoniza.
      Nos tempos áureos dessa modalidade, início da década de 2000, foram feitos dois “desafios” entre os sócios da Hípica e do Tênis que praticavam esse jogo. O primeiro desafio deu-se na Hípica, em que, após os embates, foi-nos (eu fazia parte da equipe do Tênis, jogando na categoria “D”) oferecido um lauto churrasco, daqueles que, para ser totalmente completo, tinha que ter uma van da Unimed Help de plantão (estou copiando, ao dizer isso, uma frase do famoso Sergio Porto [aliás Stanislaw Ponte Preta], super famoso humorista que dizia quase o mesmo da feijoada: “a feijoada só é completa quando há uma ambulância de plantão”). Não tinha a van, claro, e nem era preciso. O placar final dos jogos pouco importava: o que valia mesmo era a confraternização, pois, afinal, nos conhecíamos todos de torneios em academias (um inesquecível era realizado na Academia Vera Cleto, o famoso inter-firmas - eu jogava pela TecniPiso e o capitão da equipe era o Arthurzinho Borgonovi) de que participávamos.
      Chegou a hora da retribuição e os organizadores do Tênis, para “fazerem bonito”, resolveram oferecer, em vez de um churrasco, um porco no rolete e para tanto foi contratado um especialista que havia mais de dez anos preparava essa iguaria. O encontro dar-se-ia, como se deu, na sede de campo do Tênis.
      O local de preparação do suíno foi atrás do campo de bocha e o trabalho se iniciou pela madrugada. Os jogos foram disputados nas seis quadras. Terminados os embates, todos se aglomeraram nas imediações do campo de bocha, adrede preparado com mesas e cadeiras, bem como com uma mesa especial em que seria colocado o suíno. Eram muitas pessoas, a maioria intrusos que conheciam a raquetinha somente de tê-la visto na vitrine da loja do Alvinho: nunca seguraram no “grip” de uma e nunca tinham postos os pés numa quadra.  Estando pronto, o cozinheiro desceu a encosta ajudado por um auxiliar e a descida mais parecia uma procissão com um andor que, em vez da imagem do santo padroeiro, trazia o mamífero quadrúpede devidamente assado. Mal foi posto na mesa, houve um acotovelamento e um ataque à iguaria, que mais parecia uma arremetida de um bando de piranhas destroçando um boi. Sobraram apenas os ossos e a cabeça e então “Pradão”, um dos nossos jogadores, para ter algum sabor do porco e já que não restava outra opção, arrancou um dos olhos e o comeu, afirmando que era gostoso.
      O churrasqueiro, estupefato, disse que, em dez anos preparando porco no rolete, aquela foi a primeira vez que viu alguém comer o olho do suíno.
       Nunca mais houve outro desafio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante