Pular para o conteúdo principal

A entidade divina e a agente de trânsito



      O fato ocorreu na “cidade maravilhosa” e, como quase tudo o que acontece lá, ganhou contorno nacional, quiçá internacional. Numa simples verificação de trânsito, aleatoriamente foi parado um veículo cujo condutor não o tinha licenciado – o único documento que portava era a nota fiscal de compra, hábil somente por alguns dias -, bem como não portava a carteira de habilitação (havia esquecido o fundamental documento na bolsa da esposa, segundo explicou o infrator). Aplicadas as respectivas multas, inexoráveis no caso, ante a ameaça de guinchamento do veículo – medida trivial, já que o condutor não se mostrava habilitado à condução -, o infrator identificou-se como juiz de direito, ameaçando “dar voz de prisão” à agente de trânsito por abuso de autoridade, obtendo como resposta a frase “juiz não é deus”. Foi o quanto bastou para, agora, sua excelência sentir-se desacatado (a título de esclarecimento, o desacato é um crime contra a Administração Pública praticado por particular, consistindo em “desacatar” [ofender] funcionário público no exercício de suas funções ou em razão delas), indo ao Distrito Policial para que ali fosse lavrado um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) em que ele figurava como vítima e a agente de trânsito como autora. O TCO foi recebido pelo Ministério Público que não viu indício de crime e requereu o arquivamento.
      Porém, a suposta ofensa não passaria impune, pois o magistrado propôs uma ação por danos morais contra a agente, logrando obter em primeira instância a quantia de 5 mil reais a título de indenização; a condenação foi confirmada em segunda instância. Antes mesmo de que a sentença fosse proferida, sua excelência foi novamente barrado numa blitz e se negou a soprar o bafômetro, o que lhe acarretou, de plano, a apreensão (e perda) da carteira de habilitação e a imposição de multa no valor de R$1.915,00. Sobre a condenação da agente, José Simão disse uma frase lapidar: "o juiz acha que é deus; o tribunal tem certeza".
     Alguma "alma boa" propôs no Facebook que as pessoa se cotizassem, via "vakinha.com", para pagar a indenização e prontamente foram arrecadados mais de 20 mil reais. Ademais, foi criado um perfil na mesma rede social contra o juiz.
      Ambos os fatos ligados ao trânsito foram analisados pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que, claro, dando prova da existência do espírito de corpo, não enxergou nenhuma falta praticada pelo magistrado, com o que não concordou a Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça, que avocou os autos para novo exame.
      Mais tarde, veio à luz, por meio da imprensa investigativa, que o magistrado houvera se envolvido em dois episódios na cidade de Búzios: teria auxiliado um advogado numa demanda em que causídico pleiteava 1 milhão de metros quadrados numa área nobre da cidade, e, em outro episódio mais esquisito, teria adentrado um navio de cruzeiro que aportara em Búzios e pretendera fazer compras no duty-free, o que não poderia ser feito, e o imbróglio somente foi resolvido com a chegada de agentes da Polícia Federal. A matéria, publicada pela Folha de São Paulo, não esclareceu se as compras foram feitas.
      Havia uma antiga tese afirmando que o juiz de direito era representante de Deus na terra, pois somente uma pessoa com poderes divinos conseguiria solucionar conflitos, já que uma das principais qualidades da pessoa a tanto designada era – é – a imparcialidade, além da onipresença e da onisciência - sem dúvida, o Criador testemunhou o fato que lhe era apresentado  como conflito a ser solucionado  já saberia de antemão quem tinha razão. Porém, uma pessoa que apenas representasse a divindade, não uma que exigisse ser tratada como tal, a ponto de exigir que todos os pobres mortais lhe prestassem homenagens – e orações.
      Mas o Rio de Janeiro é pródigo nesse tema: há anos um magistrado ajuizou uma ação contra o condomínio em que residia exigindo que os empregados o chamassem de “doutor”. Ele foi derrotado em primeira instância (ao contrário do que ocorreu com o seu colega), recorreu ao Tribunal de Justiça infrutiferamente, e, inconformado, recorreu ao Supremo Tribunal Federal.
      São atitudes como essa que fazem crer que muitos magistrados não se veem como representantes divinos na terra, mas sim como próprios deuses: talvez devessem morar no Olimpo.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/supremo-analisara-processo-de-juiz-que-quer-ser-chamado-de-doutor.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante