Pular para o conteúdo principal

A corrupção


 
   
         No Direito Penal brasileiro e desde tempos imemoriais a corrupção é considerada crime. Há duas espécies de corrupção: a passiva e a ativa. A primeira, que está descrita no artigo 317 do Código Penal, ocorre quando o funcionário público “solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem”; a pena é de reclusão, de 2 a 4 anos, e multa (esta pode ser de 10 a 360 dias-multa, no valor cada um de 1/30 do salário mínimo até 5 vezes esse salário). Portanto, quem pratica a infração é o funcionário público. Já a ativa, que está descrita no artigo 333, consiste em “oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determina-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício”, com a pena de reclusão, de 2 a 12 anos, mais multa. Aqui, o sujeito ativo é o particular que corrompe ou tenta corromper o agente público.
            Comparando-se os dois artigos em questão constata-se uma disparidade: ao passo que o funcionário público que “solicita ou recebe”, ou “aceita promessa”, sempre de vantagem indevida, fica sujeito a uma pena máxima de 4 anos – o que lhe daria direito desde logo a cumprir a pena em regime aberto desde o início -, o particular que corrompe ou tenta corromper fica sujeito a uma pena privativa de liberdade no máximo de 12 anos. É mais grave a conduta de um funcionário público que “achaca” o particular ou do particular que “compra” ou tenta “comprar” o ato funcional? Na melhor das hipóteses, a pena máxima cominada à corrupção passiva deveria ser mais alta.
            Os livros de Direito Penal brasileiros contém algumas preciosidades quando se estuda o tema em questão e uma delas é a seguinte: e os pequenos agrados com que o particular, agradecido pelo atendimento prestado pelo funcionário público, presenteia o agente público, podem ser considerados corrupção? Há mais de cinquenta anos, Nelson Hungria (que presidiu a comissão que elaborou o Código Penal) afirmava que esses pequenos regalos não poderiam se constituir em crime de corrupção. Exemplificava: os mimos dados aos carteiros no fim do ano, bem como aos lixeiros (se bem que hoje esta atividade seja praticada por empresas particulares contratadas pelo poder público). Porém, o sumo mestre de Pisa, Francesco Carrara, advertia no século XIX que nesse tema deveria aplicar-se aquela máxima: “temo os gregos, ainda que tragam presentes”. Para ele, presente ao funcionário era como o cavalo de Tróia: um presente de grego.
            Num livro interessante, chamado “Sociologia da corrupção”, composto de vários artigos, alguns escritos por juristas, outros, como o próprio nome designa, por sociólogos, há uma defesa da corrupção, ou pelo menos, que não seja considerada crime, pois, segundo o seu autor, as quantias movimentadas pela corrupção circulam entre as pessoas, mudando de mãos e fazendo a riqueza trafegar. O autor de um dos artigos, um brilhante advogado criminalista carioca (Antônio Evaristo de Moraes Filho), foi, tempos depois, defensor de Fernando Collor de Mello quando este foi processado eplo crime de corrupção passiva perante o Supremo Tribunal Federal (o ex-presidente foi absolvido e a vantagem indevida por ele recebia foi um carro Fiat Elba). Sem chegar a tanto, o jusfilósofo Miguel Reale apontava que o crime tem um lado positivo, qual seja, fazer com que norma, ao ser aplicada, se reforce, agigantando-se.
            Como se disse recentemente, a corrupção é uma “velha senhora” (só faltou dizer que era respeitável), numa alusão que ela não foi criada ontem. É verdade. Como política de Estado, porém ela tem, digamos, uns 13 anos, quando, com a implantação do “mensalão”, ela passou a ser encarada como política pública. Ela precisava ser praticada para que os objetivos governamentais lícitos fossem atingidos: esta era uma das teses ventiladas pelos detentores do poder ou quem falava por eles. Os “corpos” dos atingidos pela dura mão da justiça no episódio do “mensalão” mal tinham adquirido o ‘rigor mortis” e já surgia a ponta de outro iceberg, o ‘petrolão”, e aqui não se tratou de arrecadar dinheiro sujo para objetivos limpos, mas sim para enriquecer alguns e com as sobras pagar dívidas de campanha a fim de se eternizar no poder. Ou vice-versa.
            Tudo isso enquanto “dormia, a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída, em tenebrosas transações”, como sabiamente disse o petista Chico Buarque de Hollanda na célebre música “Vai passar”.
            É um ato de prestidigitação – em vulgar, mágica – apresentar um projeto de “endurecimento” da lei penal para que os crimes parem de ser praticados (ou diminuam): já que um dos lemas (mentirosos) do atual governo é “pátria educadora”, que tal educar os brasileiros, desde a mais tenra idade, ensinando-os que o funcionário público não pode aceitar nada além de seu salário?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante