Pular para o conteúdo principal

A indústria das multas de trânsito II




  
    Neste mesmo espaço, indignado com o que tinha me ocorrido, escrevi – e publiquei - um artigo intitulado “A indústria das multas de trânsito”, em que demonstrava – ao menos procurei fazê-lo – que a finalidade da legislação de trânsito vinha sendo desrespeitada, pois qualquer alteração que se faz no trânsito não é precedida de nenhuma campanha de esclarecimento, indo-se diretamente à punição, com a imposição de multa. Como gritante exemplo disso serve a colocação de radar de velocidade: a única campanha (se é que assim se pode denominar) que a precede é a colocação de placas advertindo que há ali fiscalização eletrônica; quando muito algumas faixas que distraem a atenção do condutor e como se neste país alguém lesse algum aviso. Não fica nesses locais em que antes não havia controle eletrônico de velocidade nenhum ser humano esclarecendo os motoristas sobre a alteração.
      A indústria tem outra face, que aparece quando o motorista está prestes a perder a habilitação pelo excesso de pontuação. A epopeia que enfrentei dá bem uma medida disso. Foi colocado, enquanto eu me encontrava no Exterior, radar numa via em que eu transitava somente aos sábados e domingos e ao transitar ali nos primeiros dias fui multado três vezes: a velocidade permitida era de 50 km/h e na aferição com a correção a velocidade do meu carro caiu para 51 km/h: foram 12 pontos no prontuário. Ocorre que na mesma ocasião a minha filha, cujo carro ainda estava em meu nome, sofreu outras três multas em outro local, não indicando o condutor porque as notificações não chegaram por conta de (mais uma) greve dos funcionários dos Correios e os 13 pontos me foram debitados. Total: 25 pontos.
      Notificado do processo de cassação da habilitação, eu tinha até o dia 26 de março para apresentar a defesa e como nessa data estaria fora do Brasil, preparei-a e pedi para uma pessoa entrega-la na Ciretran no dia 25 de março: foi a minha sorte que a entrega fosse feita na véspera do vencimento do prazo. Ao tentar protocola-la, foram feitas exigências que não constavam da carta de notificação: cópia das habilitações e reconhecimento de firma, por exemplo. Nem nas procurações “ad judicia”, aquelas mesmas que autorizam o advogado a pleitear em juízo em nome de outrem, podendo confessar, transigir, receber, dar quitação, se exige reconhecimento de firma, mas no documento em que a minha filha confessava que as três multas sofridas pelo veículo Honda Fit, do qual ela é, perante a seguradora, a principal condutora, ou seja, dirige-o mais de 85% do tempo, a Ciretran exigia o reconhecimento de firma. Cópia da minha carteira de habilitação num momento em que eu me encontrava no Exterior e para satisfazer essa absurda exigência tive que me valer de todas as modernidades (foto do documento, envio por e-mail e outras instrumentos).
      Depois de passar por essa saga, constatei que a indústria das multas de trânsito tem duas facetas: a primeira consiste por exemplo na colocação de radares de velocidade sem qualquer campanha de esclarecimento e a segunda somente surge quando o incauto está prestes a perder a habilitação e consiste num rol de exigências absurdas que, creio, fazem com alguns desistam de exercer o direito constitucionalmente garantido de se defender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher honesta no Código Penal

O Código Penal de 1940 (que entrou em vigor no ano de 1942, a 1º de janeiro) trazia no artigo 215 – crimes contra os costumes - a descrição da conduta criminosa chamada “posse sexual mediante fraude”. Era, por assim dizer, o oposto do estupro, que vinha descrito no artigo 213, em que a conjunção carnal era obtida mediante o emprego de violência ou grave ameaça. Na “posse”, a conjunção carnal era obtida com o emprego de fraude, o que levou algum doutrinador a apelida-la de “estelionato sexual”. A descrição típica era esta: “ter conjunção carnal com mulher honesta, mediante fraude”, com a pena de reclusão, de 1 a 3 anos. O artigo seguinte (216) definia o crime de atentado ao pudor mediante fraude, assim redigido: “induzir mulher honesta, mediante fraude, a praticar ou permitir que com ela se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal", com a pena de reclusão de 1 a 2 anos. O emprego do conceito “mulher honesta”, ou somente “honesta” vem de longa data, desde as Ordenações Fi…

A morte do prefeito

Aquela tinha sido em Campinas uma segunda-feira como todas as outras de fim de inverno, quase início de primavera: ensolarada, quente e com bastante trabalho, mais parecendo um dia de verão. Aulas no período da manhã na Faculdade de Direito da PUCCamp, audiências no período da tarde na Vara do Júri da comarca de Campinas, com uma ida antes e outra depois à Seccional de Assistência Judiciária da Procuradoria Regional de Campinas. Aulas também no período noturno. Por volta de onze e meia da noite, quando já estava preparado para dormir, soou o telefone fixo de minha casa. Pelo horário, um telefonema pode ser sintoma de má notícia: era, mas não envolvendo ninguém da família. Do outro lado da linha, uma parente, emocionada, dizia, aos prantos, para ligar a televisão num canal local: o Prefeito Toninho havia sido morto. Liguei o aparelho e me inteirei da notícia. O susto foi imenso, porém nada havia a fazer senão dormir. Mal imaginava de depois de aproximadamente um ano eu estaria atuando …

O STF e a descriminalização do aborto