Pular para o conteúdo principal

O Supremo Tribunal Federal e a prescrição dos políticos



              
          O jornal FOLHA DE SÃO PAULO publicou matéria no dia 14 de novembro de 2016 na qual noticiava que 1/3 das ações penais contra políticos prescrevem no STF. Antes de adentrar propriamente no assunto, a matéria jornalística abordava os processos criminais contra as pessoas que têm “foro privilegiado”[1], ou seja, deputados federais e senadores da República.
            A prescrição é a mais conhecida – quiçá a mais importante - causa de extinção da punibilidade. Ela claramente expressa que o poder-dever de punir (“jus puniendi”) do Estado (exclusivamente) não é eterno e a ela foram dedicados incontáveis estudos, sejam como simples artigos publicados em revistas especializadas, sejam como monografias, sejam como capítulo de alguns livros (manuais, tratados, lições, instituições e outros nomes menos pomposos).    
                        Ela pode ser entendida em poucas palavras: o Estado marca um prazo para que ele exerça o seu (poder) exclusivo de punir e se não conseguir executá-lo nesse prazo, ele o perde. Quase todos os crimes são prescritíveis exceto o de racismo; mesmo assim, num caso rumoroso, o STF decidiu por maioria de votos que poderiam haver crimes imprescritíveis no Brasil. E muito recentemente essa mesma corte de justiça denegou um pedido de extradição[2] feito pela Argentina porque, segundo a lei penal brasileira, os crimes estavam prescritos. Essa decisão foi um marco, porque os crimes imputados ao extraditando são considerados imprescritíveis segundo a Convenção sobre a Imprescritibilidade de Crimes de Guerra e dos Crimes contra a Humanidade, de 1968. O Brasil não subscreveu essa convenção, o que, teoricamente, tornaria impossível a sua aplicação em solo brasileiro. Os crimes imputados ao extraditando ocorreram entre os anos de 1973 e 1975 e, portanto, sob a ótica do Direito Penal brasileiro, prescreveram, pois o prazo máximo prescricional é de 20 anos, que é reduzido de metade quando o criminoso é maior de 70 anos (ou menor de 21).
            O STF foi vanguardeiro no assunto “prescrição”: na década de 60, numa nova interpretação do artigo 110 do Código Penal, foi criada uma (mais uma) modalidade de prescrição, a retroativa, tendo sido relator do processo o ministro Nelson Hungria, cognominado “príncipe dos penalistas brasileiros”  , e essa interpretação foi tantas vezes repetida que acabou se convertendo numa  súmula, a de número 146.  Na reforma penal de 1984 ela foi introduzida no Código Penal. Recentemente, numa atitude que pode ser entendida como um “golpe” na prescrição, passou o STF a entender que a sentença condenatória de primeira instância confirmada em segunda instância pode ser executada imediatamente. Pode ser vista como esse “golpe” porque são tantos os recursos cabíveis que incontáveis vezes processos prescreviam nos tribunais.
            O que, porém, teria levado a quase metade dos processos contra políticos prescreverem no STF? Antes de responder, outro esclarecimento que deve ser feito é que esses políticos têm, como já dito “foro privilegiado”, o que equivale dizer, eles são julgados em única instância pelo mais alto tribunal brasileiro. Todos os milhares de casos de pessoas que não detêm essa prerrogativa são também julgados pelo mesmo tribunal, especialmente se a decisão proferida nas instâncias inferiores violar a constituição, podendo ser um caso dos mais simples: incontáveis casos são submetidos à apreciação dos senhores (onze) ministros. Embora os políticos tenham “foro privilegiado” os seus processos entram na fila de julgamento, não tendo nenhum (aqui a palavra está corretamente empregada) privilégio.
            Uma forma de impedir que o STF receba anualmente essa enxurrada de processos é limitar os casos que devem ser julgados por ele, adotando-se, por assim dizer, uma solução estadunidense, em que os juízes (lá são chamados “justices” e o presidente da corte de “mr. justice”) praticamente selecionam os casos que vão julgar. Na feitura da Constituição de 1988 (carinhosamente chamada de “cidadã” pelo presidente da constituinte, deputado federal Ulysses Guimarães), tentou-se transformar o STF em corte constitucional, porém não se concretizou essa ideia. Processos criminais contra políticos entrando na fila dos milhares de processos submetidos ao crivo do STF, prazo prescricional máximo de 20 anos e redução de metade desse prazo se o acusado for maior de 70: estão aqui os ingredientes para que a prescrição ocorra nos níveis noticiados. E aqui não poderia  deixar de abordar uma variante do tema: o "foro privilegiado", já que há movimentação para a sua extinção e vou apontar um exemplo por mim visto. Estive em Chicago no ano de 2010 e ali estava sendo julgado o governador do estado (Illinois) sob a acusação de corrupção. Obama era senador por aquele estado e foi eleito presidente. Com a vacância, como não há a figura do suplente (outra excrecência brasileira que precisa ser extinta), e o governador é que faz a indicação e ele recebeu uma dinheirama para indicar o novo senador. Descoberta a trama, foi processado (e ao fjnal condenado) perante um juiz de primeira instância. Aqui, o governador de Minas Gerais já foi denunciado por 3 vezes perante o Superior Tribunal de Justiça, órgão competente para julga-lo numa espécie de foro privilegiado piorado: a Assembleia Legislativa daquele estado precisa autorizar que seja instaurado o processo.
            Mas os teóricos da conspiração de plantão afirmarão (se já não afirmaram) que se trata de má vontade dos ministros do STF, beneficiando os políticos.


[1] . O nome correto é “prerrogativa de foro”.
[2] . Extradição n° 1.362.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante