Pular para o conteúdo principal

John Lennon e o empty garden



Um dos componentes do maior conjunto de rock que já existiu, The Beatles, John Lennon foi, ademais, um dos compositores do grupo, compondo com Paul McCartney a quase totalidade das canções por ele gravadas. Uma ou outra vez, George Harrison compunha uma canção e são de sua autoria as “clássicas” My sweet lord, Here comes the sun e Something (para mim, a melhor). George foi abatido por um câncer no ano de 2001, quando cumpria 58 anos.
      Depois da dissolução do conjunto, que uma teoria atribui ao casamento de John com a artista plástica Yoko Ono, ocorrida em 1970, os “quatro rapazes cabeludos de Liverpool”, como a mídia gostava de chama-los, partiram para carreiras solos, alcançando sucesso, não o estrondoso de antes, mas, ainda assim, sucesso. John é autor de uma música que foi apontada como a melhor de todos os tempos: Imagine. Uma das frases da canção diz: imagine all the people/living life in peace. Outra de suas clássicas é Happy xmas – war is over. Uma de suas frases: A very Merry Christmas/and a happy new year/let’s hope it’s a good one/without any fear.
      John Lennon e Yoko Ono foram morar em New York, no mais iônico prédio da cidade: o Edifício Dakota. Foi construído entre 1880 e 1884 na esquina entre Central Park West e a 72nd Street. Ali foi filmado “O bebê de Rosemary”. Na noite de 8 de dezembro de 1980, John e Yoko chegavam ao prédio quando o beatle foi chamado por alguém: era Mark David Chapman. Pensando tratar-se de algum fã em busca de autógrafo, Johnn voltou-se e foi alvejado, caindo na calçada defronte ao edifício. Em vão socorrido, morreu. Desde então Chapman está preso e indefectivelmente os seus pedidos de livramento condicional são indeferidos.
      Elton John compôs, em 1982, uma bela música, juntamente com o seu até então inseparável parceiro Bernie Taupin, chamada Empty Garden, numa referência ao Madison Square Garden, onde, em 1974, apresentou-se em dueto com John Lennon (não nos esqueçamos que ambos são ingleses). A música é uma homenagem a John Lennon e em sua apresentação, quando Elton a canta, são projetadas num telão cenas do show que eles fizeram no Madison, e, então, dá para compreender o significado – triste – da canção. Uma parte da letra:
And I've been knocking, but no one answers.
And I've been knocking, most all the day.
Oh and I've been calling, oh hey, hey, Johnny!
Can't you come out to play,
In your empty garden?
Johnny?
Can't you come out to play, in your empty garden?
      Portanto, neste ano – 2016 – faz 36 que Johnn foi morto, 42 que ele e Elton fizeram uma apresentação no Madison Square Garden e 34 que Elton compôs a canção. 

Comentários

  1. QUE FANTÁSTICO RELATO SOBRE A MORTE DE LENNON..JÁ SE PASSARAM 36 ANOS ... MAS É TÃO PRESENTE EM NOSSAS VIDAS, QUE PARECE MENTIRA QUE JÁ FAZ 36 ANOS DE SUA MORTE!!!! ADOREI!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher honesta no Código Penal

O Código Penal de 1940 (que entrou em vigor no ano de 1942, a 1º de janeiro) trazia no artigo 215 – crimes contra os costumes - a descrição da conduta criminosa chamada “posse sexual mediante fraude”. Era, por assim dizer, o oposto do estupro, que vinha descrito no artigo 213, em que a conjunção carnal era obtida mediante o emprego de violência ou grave ameaça. Na “posse”, a conjunção carnal era obtida com o emprego de fraude, o que levou algum doutrinador a apelida-la de “estelionato sexual”. A descrição típica era esta: “ter conjunção carnal com mulher honesta, mediante fraude”, com a pena de reclusão, de 1 a 3 anos. O artigo seguinte (216) definia o crime de atentado ao pudor mediante fraude, assim redigido: “induzir mulher honesta, mediante fraude, a praticar ou permitir que com ela se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal", com a pena de reclusão de 1 a 2 anos. O emprego do conceito “mulher honesta”, ou somente “honesta” vem de longa data, desde as Ordenações Fi…

A morte do prefeito

Aquela tinha sido em Campinas uma segunda-feira como todas as outras de fim de inverno, quase início de primavera: ensolarada, quente e com bastante trabalho, mais parecendo um dia de verão. Aulas no período da manhã na Faculdade de Direito da PUCCamp, audiências no período da tarde na Vara do Júri da comarca de Campinas, com uma ida antes e outra depois à Seccional de Assistência Judiciária da Procuradoria Regional de Campinas. Aulas também no período noturno. Por volta de onze e meia da noite, quando já estava preparado para dormir, soou o telefone fixo de minha casa. Pelo horário, um telefonema pode ser sintoma de má notícia: era, mas não envolvendo ninguém da família. Do outro lado da linha, uma parente, emocionada, dizia, aos prantos, para ligar a televisão num canal local: o Prefeito Toninho havia sido morto. Liguei o aparelho e me inteirei da notícia. O susto foi imenso, porém nada havia a fazer senão dormir. Mal imaginava de depois de aproximadamente um ano eu estaria atuando …

O STF e a descriminalização do aborto