Pular para o conteúdo principal

Feminicídio


      
      Esse vocábulo estranho passou a ocupar as manchetes dos meios de comunicação para noticiar um tipo de crime: a morte de uma mulher.
      A morte de um ser humano provocada por outro ser humano existe desde sempre: para os criacionistas, ela está na Bíblia, sob a forma de fratricídio (morte de um irmão – Caim e Abel). E a punição da morte de um homem praticada por outro homem é punida desde sempre, muitas vezes com penas atrozes – suplícios -, muitas vezes com a morte do matador.  Nas legislações antigas era comum encontrar-se diferença de punição segundo a condição social tanto do sujeito ativo (matador) quanto do sujeito ativo (vítima). Como exemplo, pode ser citada a legislação brasileira antiga, em que a morte de um escravo não era considerada homicídio: como o escravo era considerado “coisa”, o seu proprietário que era vítima e de um crime de dano.
      O Código Penal brasileiro pune a morte no artigo 121, sob o nome de “homicídio”[1], com a seguinte dicção: “matar alguém”. Para esclarecer o que se deve entender por “alguém”, o presidente da Comissão Revisora definiu que era “o ser vivo, nascido de mulher”. Ou seja: qualquer pessoa, não importando, o sexo, a condição social ou a condição de saúde. Um doente terminal que seja morto é vítima do crime em questão. O mesmo pode se dizer que um condenado à morte que seja morto quando está sendo levado ao cadafalso. Embora a essas pessoas resulte, por assim dizer, poucas horas de vida, elas continuam a merecer a proteção penal.
      O homicídio divide-se em simples, qualificado e privilegiado. Ao homicídio simples é fixada a pena de reclusão, de 6 a 20 anos; ao qualificado, a pena continua sendo a de reclusão, porém de 12 a 30 anos; já o homicídio privilegiado consiste numa causa de redução da pena.
      Matar uma mulher era punido da mesma forma como se tivesse matado um homem, ou seja, a pena era a mesma: ambos eram seres humanos, ambos eram pessoas. Havia sutis diferenças, como por exemplo, quando a mulher estava grávida e o sujeito ativo sabia desse estado. No caso, tratava-se somente de circunstância agravante genérica, ou seja, a pena era agravada, respeitado o limite máximo previsto para o crime (dizem os penalistas que uma circunstância agravante não pode elevar a pena acima do máximo previsto em lei).
      Como o Direito, principalmente o Direito Penal, acompanha a evolução da sociedade, passando a proteger valores que até então não gozavam dessa proteção (diz o autor da Teoria Tridimensional do Direito [Miguel Reale] que a lei surge do atrito entre o fato e o valor), surgiu em primeiro lugar a Lei Maria da Penha, e, em sequência, o feminicídio. A lei penal que criou essa modalidade delituosa foi a de número 13.104, de 9 de março de 2015, tornando uma qualificadora (e não um tipo penal novo e autônomo) o homicídio praticado contra mulher “por razões da condição de sexo feminino”, conforme se lê no inciso VI do parágrafo 2° do artigo 121. O mesmo parágrafo, acrescido da letra A, esclarece o que se deve entender pela frase “por razões da condição de sexo feminino”- “considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve: I – violência doméstica ou familiar; II – menosprezo ou discriminação à condição de mulher”.
      A lei 13.104/15, ademais, trouxe consigo causas de aumento da pena (de 1/3 até a metade) no crime de feminicídio quando for cometido: I – durante a gestação ou nos 3 (três) meses após o parto; II – contra pessoa menor de 14 anos, maior de 60 ou com deficiência; III – na presença de descendente ou ascendente da vítima.
      Essa é uma ligeira abordagem do feminicídio.
       


[1] . Homicídio, segundo alguns, deriva de “hominis occidium”, para outros, de “hominis excidium”. Na língua portuguesa, especialmente no Brasil, há um vocábulo que pode militar em favor da primeira opinião: ocisão, que significa ação de matar, assassínio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante