Pular para o conteúdo principal

Lula, o sítio de Atibaia e o interrogatório judicial



      Entre os incontáveis processos criminais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está aquele que se refere a obras realizadas num sítio localizado na aprazível cidade de Atibaia. O ponto culminante do processo dá-se na audiência de instrução e julgamento, na qual são (habitualmente)[1] ouvidas as testemunhas de acusação, em seguida as de defesa e, finalmente, o réu é interrogado.
      Alguns autores antigos assinalavam que o interrogatório do acusado está para o processo como o coração está para o corpo humano. É nesse ato processual – o interrogatório – que o acusado exerce o direito de autodefesa, narrando (como se dizia, “de viva voz”) a sua versão dos fatos, negando tê-los praticado, ou admitir tê-los praticado, podendo, inclusive, permanecer em silêncio, sem que esta última posição possa prejudica-lo. Houve tempo no processo criminal em que se aplicava o ditado popular “quem cala, consente”.
      O interrogatório de Lula mostrou-se como um dos acontecimentos mais bizarros da História do Brasil, por conta de algumas ocorrências.
      Na primeira delas, o acusado tentou inverter os papéis e começar a interrogar a magistrada que presidia o ato, o que lhe valeu uma dura advertência (não é a minha vez de falar? não, é a vez do senhor responder as perguntas que eu fizer).
      Na segunda delas, ele disse que não sabia do que estava sendo acusado, tendo a juíza indagado se ele não se sentia preparado para o ato judicial (o interrogatório) e se não estivesse, a audiência seria suspensa para que ele se entrevistasse com o advogado. Apenas para esclarecer, o réu sempre sabe do que ele é acusado, visto que à validade do processo é necessário que ele receba cópia da acusação (cópia da denúncia). Ademais, uma elementar regra de advocacia criminal, em cumprimento ao que dizem a Constituição e o Código de Processo Penal, faz com que os defensores reúnam-se com o réu antes da audiência cientificando-o, se for o caso, mais uma vez, da acusação, bem como informa-lo de como a audiência transcorrerá, nos termos da lei (como dito linhas acima).
      Insistindo em seu despreparo para a audiência, o Procurador da República aconselhou-o a valer-se dos préstimos da Defensoria Pública (talvez ele fosse melhor assessorado...).
      Outro momento bizarro – o maior de todos – deu-se quando ele disse, em tom de pergunta, se o sítio era dele. Não está em discussão nesse processo a propriedade do sítio (e nem poderia, já que se trata de processo crime...). Sabe-se à exaustão que não é dele. O que se discute nesses autos é se ele foi o beneficiário das obras realizadas na propriedade imobiliária. Ele é acusado de, ainda quando era presidente da República, ter recebido vantagem indevida consistente nas reformas feitas no sítio de outrem mas em seu benefício. Esse é o crime de corrupção passiva, que vem definido no artigo 317 do Código Penal: “solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem”. Discute a doutrina penal a natureza dessa vantagem, se ela deve ser econômica. Sim, desde que o que foi recebido possa ser traduzido em pecúnia, o que se deu no episódio "sub judice": foi gasto quase um milhão de reais na reforma do sítio, adaptando-o ao gosto de Lula e de Marisa Letícia. Será que os seus defensores não explicaram isso a ele? Ademais, essa é apenas uma das acusações: a outra é de lavagem de dinheiro.
      Pois é: com a realização da audiência, encerrou-se a instrução probatória, e, pelo que foi visto até agora, só falta calcular a pena...


[1] . Nessa audiência devem ser ouvidos o ofendido (vítima), os peritos, feitas as acareações e os reconhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante