Pular para o conteúdo principal

Memórias de um "reco"




      “Reco”, para os que ainda não conhecem essa gíria antiquíssima (e é possível que alguns [os mais novos] não a conheçam exatamente pela sua vetustez), é o apelido de recruta, ou seja, um noviço nos quadros das Forças Armadas.
      No ano de 1964 minha família veio de mudança para Campinas premida pela necessidade de residir numa cidade maior (éramos de Jaú, SP), em que, principalmente, houvesse faculdade, já que os filhos estavam na idade de frequentar um curso superior e não havia faculdade na cidade. Nossa mudança se deu no dia 4 de fevereiro daquele ano e eu não tinha ainda completado 16 anos.
      Na noite do dia 31 de março (ou na madrugada de 1° de abril) de 1964 foi deflagrado um movimento militar, a princípio denominado “revolução” e mais tarde “golpe”. Os da minha faixa etária hão de lembrar do período conturbado que antecedeu ao acontecimento. Dias após a ocorrência, indo ao centro da cidade (nós morávamos no bairro Bosque) tal não foi a  minha surpresa ao ver, na calçada defronte a agência dos Correios e Telégrafos, estacionado um carro de combate (na linguagem popular, “tanque de guerra”).
      A partir dessa alteração na ordem constitucional do país, vários fatos ocorreram, principalmente com uma repressão a ser exercida pelos militares (aqui compreendidas as três forças). Como era a época inaugurada, por assim dizer, pelos Beatles, de cabelos compridos, roupas extravagantes e uso de droga (maconha, em especial), em Campinas começou uma caça aos drogados feita pelas unidades militares aqui baseadas (sem trocadilho...). O sinal de que se tratava de um viciado era o tamanho dos cabelos. Eu, como tantos daquela geração, usava cabelos longos, o que, em tese, me colocava na mira dos repressores. Eu estudava no Colégio Cesário Motta e tinha mudado de endereço, residindo próximo ao Liceu, de forma que, para me deslocar da casa à escola (e vice-versa), apanhava o ônibus Guanabara 4, num ponto na rua Campos Salles ao lado do fórum da comarca. Quando via um caminhão do Exército se aproximando, saía correndo para não ser preso (nunca consegui verificar a veracidade disso: a prisão dos cabeludos [dizia-se que a primeira providência ao chegar no quartel era rasparem a cabeleira]).
      Ao completar 18 anos fiz o meu alistamento e no ano seguinte, aos 19 (era o ano de 1967), fui chamado para prestar o serviço militar, coincidentemente na mesma unidade a que pertencia aquele carro de combate que eu havia visto defronte aos Correios e Telégrafos. Mais coincidentemente ainda, após fazer um curso, fui designado motorista do veículo (a guarnição era composta do motorista, auxiliar, atirador e chefe da guarnição).
      No mês de junho de 1968, época das festas juninas, alguns amigos foram me convidar para ir a uma delas. Fomos. No caminho (íamos a pé) presenciamos um acidente atrás do Liceu: uma Kombi entrou na contramão e atingiu uma lambreta, ferindo os dois ocupantes, e com muita gravidade o carona. Este teve a perna fraturada e tal foi a fratura que o membro se dobrou, parecendo cena de desenho animado. Providenciado o socorro, fomos à festa, que se dava numa casa ali perto. Ficamos até tarde.
      Na madrugada seguinte, fui acordado pelo meu pai dizendo que soldados do Exército queriam falar comigo. Pensei que se tratasse de assunto referente ao acidente, mas não era: um dos soldados disse que havia “estourado” uma prontidão e deveríamos incontinenti ao quartel. Coloquei algumas coisas na maleta, subi no caminhão e fomos ao quartel (1° BCCL). Todos em forma, o comandante nos informou que haviam explodido um carro bomba no QG do II Exército (Ibirapuera), havia morrido um soldado e que iríamos imediatamente para lá (depois se apurou que o ataque foi perpetrado pelo grupo VAR-Palmares: Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares). Preparamos os carros e os embarcamos num auto-trem, viajando para a capital. Chegando na estação da Lapa, ficamos aguardando ordem de desembarque, pois, ao contrário do que pensaram as autoridades militares, não se seguiu nenhum ataque àquele primeiro, mas, conforme penso, elas achavam que havia a possibilidade de que ocorressem. Ficamos embarcados por três dias, e eu dormia dentro do carro de combate, sem poder tomar banho, nem trocar de roupa. As necessidades nós as fazíamos no banheiro de um bar ou na estação. A ordem de desembarque não veio e retornamos a Campinas, chegando aqui à noite, e tivemos que aguardar o dia amanhecer para, finalmente, desembarcarmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante