Pular para o conteúdo principal

A morte do prefeito e o dossiê da advogada





            Durante os anos em que tramitou o processo judicial (e no qual atuei em defesa do acusado) em que se apurava a morte do prefeito Antonio Costa Santos – alcunhado “Toninho do PT” – foram ouvidas muitas testemunhas, algumas arroladas pelo Ministério Público, outras arroladas pela defesa,   e algumas outras que o Juiz Titular resolveu colher os depoimentos espontaneamente. Como o réu tinha praticado diversos crimes de extorsão mediante sequestro, o juiz decidiu que ouviria todas essas vítimas. Duas delas eram mãe e filha, esta uma criança, que no dia do fato estavam em "cativeiro", e poder do apontado responsável pela morte. O acusado, embora reconhecidamente não tivesse efetuado os disparos, já que estes teriam sido feitos por outras pessoas, foi “Andinho”. A ele foi imputada a morte porque ele supostamente exercia liderança sobre os demais, que eram chamados de “quadrilha do Andinho”. Essa foi a tese oficial apresentada pelo Ministério Público, que, todavia, não conseguiu demonstra-la em juízo, o que redundou na impronúncia do acusado (impronúncia significa que não foram encontrados indícios suficientes de autoria do delito; porém, se surgirem novas evidências que indiquem a autoria, o processo pode ser reaberto).
            Como se tratava de crime doloso contra a vida, o processo judicial tramitou na Vara do Júri da comarca de Campinas, cujo juiz titular era – e ainda é – José Henrique Rodrigues Torres, cuja tendência democrática é por demais conhecida no meio jurídico campineiro. Dando vazão a essa tendência, durante as audiências era permitido que um membro da imprensa estivesse presente: como era de interesse de toda a mídia, os repórteres escolhiam um dentre eles para acompanhar a audiência. Também os familiares do prefeito-vítima que quisessem estar presentes, poderiam, e não rara vez o irmão do prefeito compareceu às audiências.
            Uma advogada da cidade, que dizia representar o PT, mas não oficialmente, solicitou ao juiz que lhe fosse permitido acompanhar os atos processuais de colheita de depoimento das testemunhas. A família do prefeito  inicialmente constituiu um advogado de Campinas como "assistente de acusação". Desistiu deste e contratou Marcio Thomas Bastos, que, ao ser nomeado ministro da Justiça renunciou, pois ficara impedido de advogar, A família contratou, então, um escritório de São Paulo, que hoje atua nos processo da Lava-Jato defendendo Marcelo Odbrecht. Finalmente, foi contratado pela família um advogado que presidira o Procon. Graças ainda a sua tendência democrática, o juiz titular permitiu que aquela advogada "informal" do PT acompanhasse os atos judiciais e ela o fez religiosamente. Passamos a conversar (“trocar ideia”, na expressão popular, que aqui é empregada em seu sentido mais figurado, já que ela não tinha para me oferecer em troca: faltava-lhe conhecimento sobre o caso, e, por que não dizer, conhecimento jurídico-penal).
            Numa dessas conversas surgiu, finalmente, uma atitude da parte dela que configuraria a “troca de ideias”; no caso nem seria de ideias, porque ele me ofereceu nada mais, nada menos, do que um dossiê sobre a morte do prefeito. Dizia ela que esse material continha diversas informações sobre o fato. Desatento ao fato de que ele era do PT e que esse partido era - ainda é, na verdade – adepto de “dossiês”, muitas vezes simples porcarias, animei-me e combinamos que ela me entregaria o “documento” futuramente. Na data aprazada, ela veio com um envelope pardo, tamanho ofício, “recheado” de papéis. Devido ao momento – era o horário de intervalo na faculdade e eu deveria prosseguir ministrando as aulas daquela manhã – não tive  oportunidade de examinar o “dossiê”, deixando para fazê-lo mais tarde.
            Quando tive tempo, sem conseguir esconder a minha excitação, e com toda a cerimônia que a oportunidade requeria, abri o envelope e dele saquei o conteúdo: para minha total decepção, eram somente recortes de jornais que não jogavam nenhuma nova luz sobre o fato. Recortes de jornais que, sem nenhuma dúvida, tinham sido lidos por um sem número de pessoas. Educadamente, não disse a ela que esse “documento" e coisa nenhuma se equivaliam e que eu jamais o utilizaria no processo, pois, se o fizesse, seria chamado de lunático.  
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante