Pular para o conteúdo principal

O motorista do deputado




            Ele era motorista de um deputado estadual que morava em Campinas; ambos eram evangélicos. Não somente transportava o deputado, como – o que, infelizmente, é muito comum neste país – todos os membros de sua família, inclusive um filho que era ainda criança. O motorista era de plena confiança de toda a família; frequentavam a mesma igreja.
            Um dia, o garoto contou à mãe que o motorista havia praticado atos sexuais com ele; repetiu a história ao pai. O fato configurava atentado violento ao pudor[1].  Imediatamente, foi contratado um advogado criminal (pois se trata de ação penal privada exclusiva – quando a vítima pode arcar com os custos de um processo), foi instaurado inquérito policial (o próprio Delegado Regional de Polícia comandou as atividades policiais), o inquérito foi distribuído à 1ª Vara Criminal e o motorista foi denunciado e iniciou-se o processo. Foi requerida, tanto pelo Delegado quanto pelo Promotor a prisão preventiva do acusado, porém o Juiz de Direito preferiu não decretá-la.
            A defesa foi feita por uma colega, que, após a instrução criminal, faleceu. Sobreveio sentença condenatória, com todas as agravantes e causas de aumento possíveis. Agravou-se a pena porque a vítima era criança – mas esta circunstância não poderia ser levada em conta porque já fora utilizada para a presunção de violência; aumentou-se a pena porque teria sido mais de um ato libidinoso; enfim: na soma total, superava os quatro anos e oito meses e o regime prisional inicial fixado era o fechado (a quantidade de pena – entre quatro e oito anos – permitia que o regime inicial fosse o semi-aberto: colônia penal agrícola, industrial ou similar). O juiz, perdendo a imparcialidade, ofendeu o acusado na sentença. Permitiu-se apenas que ele recorresse em liberdade.
            Ele procurou-me na Assistência Judiciária; atendi-o. Conversamos. Tinha uma forma pausada e calma de expressar-se. Contou mil histórias. Negou os fatos. Afirmou que era perseguição. Ocorre que havia as declarações firmes da vítima (o depoimento infantil é um dos temas mais polêmicos do Direito Processual Penal, porque a criança geralmente tem a mente povoada de fantasias) e nada indicava que ela estivesse mentindo.
            Interpus o recurso de apelação, pedindo obviamente a absolvição do acusado; subsidiariamente, que a pena fosse diminuída, afastando-se principalmente o “bis in idem” da dupla valoração da idade da vítima. O Tribunal de Justiça deu provimento parcial à apelação: diminuiu a pena para 3 anos e 6 meses de reclusão e fixou o regime aberto para o cumprimento (até 4 anos cabe a fixação desse regime).
            O agora condenado foi à AJ agradecer-me, o que é raro. Mais raro ainda, levou-me um presente: uma bíblia com uma emocionada dedicatória por ele escrita.
            O caso não terminou aí. O parlamentar elegeu-se deputado federal – era quase um cacique político na região. Seu nome foi delatado a uma CPI por sua própria mulher. Para escapar da inimente cassação, Ele renunciou. Separam-se. Ela foi morar em outro país. Ele ficou aqui com os filhos. Atuando perante a 1ª Vara Criminal, certa, como fazia, fui olhar a pauta de audiência: ali estava o nome do ex-parlamentar, na condição de “autor do fato” em um “TCO” (termo circunstanciado de ocorrência): ele havia dado uns “sopapos” naquele mesmo filho e uma tia levou o jovem – já aproximando-se da maioridade penal – ao plantão policial, onde se lavrou o TCO e o rapaz foi submetido a exame de corpo de delito. As lesões foram levíssimas.
            Era necessária uma manifestação de vontade, chamada “representação”, para que o autor do fato fosse processado. Como representante legal da vítima seria o pai, impossibilitado porque era o autor; ou a mãe, impossibilitada porque estava no exterior; coube a mim, como defensor público e na condição de curador especial ao ato decidir se ele seria processado ou não: olhando ambos conversando animadamente no corredor do fórum, entendi que seria melhor não permitir que o processo criminal fosse adiante, pois isso poderia representar a abertura de uma chaga que já estava – aparentemente – cicatrizada. Optei por não apresentar a representação, o que provocou o arquivamento do TCO.
            Ele livrou-se desta vez também.
(Capítulo do livro "Casos de júri e outros casos", Editora Millennium)

[1] . Artigo 213 do Código Penal: “constranger alguém, mediante o emprego de violência ou grave ameaça, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal”; a pena cominada naquela época era de 3 a 6 anos de reclusão; hoje, é de 6 a 10 anos de reclusão. Ademais, a violência prevista pelo dispositivo legal era – e ainda é – presumida quando a vítima não é maior de 14 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante