Pular para o conteúdo principal

O indulto de Natal e os mensaleiros




      É tradição no Brasil, desde tempos imemoriais, a concessão pelo presidente da República do indulto de Natal. Aliás, vem essa tradição desde o tempo do Império. Julio Fabbrini Mirabete (Manual de Direito Penal, volume I, página 378) aponta que “a graça, forma de clemência soberana...”, o que vale dizer, é resquício do poder imperial. Graça individual é outro nome do indulto e clemência soberana demonstra que era o soberano, o rei, o imperador, quem concedia o “benefício”. Trata-se de uma forma de extinguir a punibilidade ou somente parte da pena e para ser obtida é necessário que o condenado cumpra alguns requisitos.
      Porém, a mídia, fiel a sua tarefa de em muitos casos desinformar, e, em outros, confundir, passou a denominar de indulto de dia dos pais, dia das mães e quaisquer alusivos a datas comemorativas; assim, tinha-se o indulto “do dia das mães”, o indulto “do dia dos pais”, e, claro, o indulto de Natal. Porém, aqueles outros “indultos” em realidade são saídas temporárias criadas pela Lei de Execução Penal e concedidas aos condenados que cumprem a pena no regime semi-aberto. Trata-se de providência tendente a preparar o preso para a volta quase total à liberdade, já que o regime seguinte é o aberto, prisão albergue, em que ele trabalha durante o dia e permanece na prisão-albergue durante as noites e finais de semana. Na saída temporária, o condenado sai do presídio com a obrigação de retornar; caso não retorne, será considerado que ele abandonou o cumprimento da pena (sinônimo de fuga) e passa a ser procurado.
      Condenado sim, porque somente as pessoas condenadas podem ser agraciadas com o indulto de Natal, e, como dito, é necessário que preencha alguns – vários, na verdade - requisitos. Em primeiro lugar, a condenação não pode ter sido por crime praticado com o emprego de grave ameaça ou violência a pessoa, o que, de plano, exclui os que cometeram os crimes de roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro e muitos outros. Em segundo lugar, deve o condenado ter cumprido uma parte da pena: dependendo da situação, mais de um terço ou mais de metade, e com bom comportamento carcerário. Em algumas hipóteses, exige o decreto presidencial que a pessoa tenha reparado o dano, salvo impossibilidade de fazê-lo (este requisito é exigido nos crimes contra a administração pública para que o condenado possa progredir de regime).
      A mídia, agora fiel a sua tarefa de indispor as pessoas contra algumas atitudes governamentais, já “alertou” que alguns “mensaleiros” poderão ser indultados e com isso safarem-se do restante de pena que têm a cumprir. É provável que tal ocorra e tanto eles quanto incontáveis condenados que cumprem pena poderão igualmente ser agraciados com a medida: é que o indulto tem caráter coletivo, atingindo um número indeterminado de pessoas, bastando que elas preencham os requisitos constantes do decreto.
      Outros mensaleiros que não cumprirem os requisitos exigidos poderão ser beneficiados com a saída temporária, devendo, todavia, retornar ao estabelecimento carcerário, ao passo que aqueles que forem indultados não necessitarão voltar ao presídio, ainda que seja semi-aberto.
      A teoria da conspiração, que também habita certos grotões da mídia, certamente noticiará que os mensaleiros foram indevidamente beneficiados: pura ignorância.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante