Pular para o conteúdo principal

Pai e avô




        
    A mulher que me procurou naquela tarde modorrenta era mãe da vítima: esta fora estuprada e engravidara. O crime de estupro, no caso, tinha violência presumida, pois a vítima “não era maior de 14 anos”, conforme estabelecia o texto legal. 
            Eu mal sabia que fora nomeado para atuar em defesa do acusado, pois em geral a minha atuação se dava na Vara do Júri e o processo tramitava numa vara criminal comum. Também não consegui, a princípio, compreender o motivo da mãe da vítima me procurar. Mas aos poucos a situação foi se aclarando: o acusado era seu marido. O impacto foi grande e assustador: o marido dela, portanto, pai da vítima (foi o que naturalmente pensei), havia praticado o estupro e engravidado a vítima. Ele seria, nessa ordem de ideias, pai e avô ao mesmo tempo.
            Embora estivesse na defesa do acusado, comecei a expor àquela mulher a solução legalmente possível para minimizar os efeitos do delito contra (então) os costumes: provocar a interrupção da gravidez. Com efeito, o Código Penal prevê que em casos de estupro a gravidez pode ser interrompida, solução a que a doutrina dá o nome de “aborto sentimental”[1]. A mãe da vítima não aceitou a minha ideia, dizendo que a gravidez chegaria a termo. Fiquei estupefato com a resposta. É certo que a interrupção da gravidez representa uma invasão ao organismo da mulher e, para complicar, naquele caso se tratava de uma menina que na data do crime tinha menos de 14 anos. Porém, claramente era um incesto. Não consegui convencê-la – ainda mais sendo ela a representante legal da vítima, pois era a sua mãe – a interromper a gravidez.
            Como a conversa prosseguiu, acabei por descobrir que o sujeito ativo, a quem ela se referia como “marido”, era, na verdade, seu companheiro e a filha – e “vítima” - era fruto de um relacionamento anterior: o suposto estuprador era padrasto da estuprada. Respirei aliviado. Não se tratava de incesto.
            Fui ao cartório criminal examinar os autos e constatei que o processo mal se iniciara. Porém, na fase de inquérito, o acusado negara haver praticado o crime e a pequena vítima não o apontava diretamente: como o fato tinha se passado n período noturno, ela não conseguira ver o semblante do estuprador, referindo-se apenas, como dado indicador, que ele usava botas (não as teria descalçado nem durante o crime?), e o indiciado tinha o hábito de usar esse tipo de calçado. Ouvido pela autoridade policial, ele não somente negara o fato como se propusera a submeter-se a um “exame de DNA” (nas suas palavras). Esse meio de prova estava ainda “engatinhando” no Brasil, mas não perdi tempo: logo requeri a sua realização. Surgiu um óbice, porém: ele havia se mudado do endereço após ser ouvido na polícia, o que era mais do que óbvio, e não pôde ser encontrado para ser citado judicialmente; dessa forma, não seria igualmente encontrado para fornecer material para a prova de DNA.
            Infelizmente, cessou a minha designação para atuar naquela vara criminal e retornei à Vara do Júri sem saber o desfecho do caso.
(Capítulo do livro "Casos de júri e outros casos, volume II, a ser publicado.)

[1]. Artigo 128, inciso II, do Código Penal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante