Pular para o conteúdo principal

A lei da palmada e a mãe de Baltimore





     Foi com muita pompa e circunstância, e até foguetório, que a “lei da palmada”, assim denominada por aquela parte da mídia ávida em colocar nomes (melhor dizendo: apelidos) em leis (lei Maria da Penha, lei Glória Perez e outras mais), foi sancionada, embora referida norma não tenha em seu texto a palavra “palmada”. Alguns mais (ou menos) criativos pretenderam colocar outro nome, “menino Bernardo”, e, para quem não sabe, é aquele garoto (na linguagem do sul, “guri”) que foi morto pela madrasta com (ao menos) auxílio do pai da criança. O epíteto é totalmente inapropriado já que o menino não sofreu uma palmada: ele foi morto.  
      A “lei da palmada” alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (n° 8.069, de 13 de julho de 1990), inserindo os artigos 18-A, 18-B e 70-A. O 18-A proíbe que seja empregado castigo físico na educação da criança e do adolescente, entendendo por castigo físico a “ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com uso de força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em: a) sofrimento físico; ou b) lesão”.
      Antes do Código Civil, portanto, aquele do ano de 1916, e, também, antes do Estatuto de Criança e do Adolescente, a doutrina civil e a penal discutiam – e as discussões eram acaloradas – discutiam se a violência física poderia ser utilizada na educação dos filhos, e, indo além, até dos alunos. No final da minha infância e início da adolescência tive a oportunidade de estudar em um colégio administrado por padres da Ordem Premonstratense (antigamente chamada Ordem de São Norberto, o mesmo nome do colégio a que me refiro) em que a disciplina era baseada no castigo físico. O aluno surpreendido conversando ou dedicado a outra atividade levava um sopapo na orelha; às vezes, mais de um. Era comum outro castigo: mandar escrever páginas, no mínimo cinquenta. Se o aluno protestasse, o número dobrava. Um diálogo:
      Padre punindo: cinquenta páginas.
      Aluno contestando: mas...
      Padre aumentando o castigo: cem.
      E por aí adiante.
      O Código Penal de 1940 – cuja Parte Especial vigora até hoje – trouxe como novidade um crime chamado “maus tratos”, que, claro, ainda está em vigor. A tipificação está no artigo 136: “expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação, ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando dos meios de correção ou disciplina”, cuja pena é de 2 meses a 1 ano de detenção, ou multa. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo, abrangida pela lei n° 9.099/95. No parágrafo primeiro está prevista a punição caso ocorra lesão corporal de natureza grave: 1 a 4 anos de reclusão. No parágrafo segundo prevê a ocorrência de morte, com pena de 4 a 12 anos de reclusão. Na interpretação de alguns, esse artigo, que pune a violência nos meios de educação, disciplina e correção, dispensa a “lei da palmada”. Porém, a nossa tradição lusitana na forma de legislar sempre faz que exista mais de uma lei tratando do mesmo assunto, o que produz um (aparente) conflito de normas.
      Em mais uma episódio de intolerância policial contra afrodescendentes nos EUA, na cidade de Baltimore um suspeito foi preso e “massacrado” pelos policiais, o que provocou a sua morte. Durante o seu velório, espocaram protestos com destruição de veículos e de construções, invasões de lojas e subtração de mercadorias (“saques”). No auge de uma das manifestações, eis que surge uma mãe que, pela transmissão da televisão, reconheceu um seu filho, embora ele estivesse mascarado, e tira o adolescente do meio da turba debaixo de uma saraivada de tabefes, sob uma tímida reação do seu filho. A cena foi filmada e amealhou algumas milhares de visualizações, bem como um agradecimento do chefe de polícia da cidade. A mãe, cujo nome ainda não se descobriu, revogou a lei da palmada (se é que lá nos EUA exista alguma: duvido que sim...).
      Pus-me a imaginar: algumas palmadas no momento exato não devem fazer mal a ninguém.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/video-mostra-mulher-brigando-com-menino-em-protestos-de-baltimore.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante