Pular para o conteúdo principal

Uma noite (de terror) em Paris - II



      Muitas pessoas perguntam se foi muito assustadora a noite de 13 de novembro de 2015 quando estávamos em Paris; outras, diferentemente, já vão perguntando sobre o tamanho do susto que tomamos quando ocorreram os ataques. Ou dizem logo: "que susto, hein"?
      Na realidade, não foi muito assustador, pelo menos para mim; minha mulher, assustou-se bastante. Por alguns motivos, não tive medo. Um deles é que, quando tomamos conhecimento dos ataques, eles já haviam acontecido e quando aconteceram estávamos no meio de um jantar num restaurante ao lado da Catedral de Notre Dame, saboreando a autêntica cozinha francesa. Embora eles tivessem terminado, sobra sempre um receio, pois esses ataques covardes são imprevisíveis: bombas de tempo colocadas em carros estacionados na via pública, outras tantas colocadas em lixeiras, como, aliás, já aconteceu.
      Em segundo lugar, o barulho das sirenes – de carros policiais, dos bombeiros, resgate – que cortavam a cidade perduraram por toda a madrugada, até por volta de cinco horas, quando, então, temporariamente cessaram. Se elas eram ouvidas, era porque as autoridades estavam atuando. A prefeitura aconselhou que as pessoas não saíssem de casa no sábado; algumas estações do metrô (local às vezes preferido pelos terroristas) não abriram, dificultando a locomoção. Umas lojas não abriram as portas: ao lado do hotel havia uma “boulangerie” com todas aquelas delícias parisienses que permaneceu fechada, assim como alguns cafés ao redor do hotel. Além disso, foram fechadas as fronteiras e temíamos que os voos fossem adiados (o nosso sairia no sábado, 14/11, 21 horas). Mais um complicador: poucos táxis circulavam. Como iríamos ao aeroporto? , era a pergunta que nos assediava. Esse era o meu temor.
      Porém, tudo correu bem e o voo atrasou-se em apenas 10 minutos.
      A razão decisiva que me levou a não ter medo foi ter enfrentado uma situação algo assemelhada àquela, na qual, todavia, eu estava diretamente envolvido. Ela ocorreu quando eu prestava o serviço militar, no ano de 1968. Eu compria esse tempo no 1° BCCL – 1° Batalhão de Carros de Combate Leves. Nesse ano, o grupo terrorista VAR-Palmares (de que fazia parte Dilma Rousseff – e ela se orgulha disso...) lançou uma caminhonete carregada de explosivos contra o quartel do II Exército, no Ibirapuera, matando um sentinela, o soldado Mario Kozel Filho: tínhamos a mesma idade. Sob esse aspecto, pode-se afirmar que o Brasil foi pioneiro, graças ao grupo da Dilma, na construção – e explosão – de carros-bomba, antecedendo os fanáticos religiosos do oriente médio. Eu era motorista de carro de combate (a guarnição compunha-se do motorista, auxiliar, atirador e chefe de grupo).
      Naquela noite, com uns amigos, eu tinha ido a uma festa junina e chegara de madrugada em casa. Mal tinha “pregado os olhos”, dormindo algumas poucas horas, meu pai me despertou pois um grupo do Exército fora me buscar. Mal acreditando no que ouvi, abri a janela e um dos soldados, que eu conhecia, disse que havia “estourado” uma prontidão e eu deveria ir ao quartel; aliás, eles estavam ali para isso (estavam indo de casa em casa buscando os soldados). Foi dito a mim que me fardasse e apanhasse uma muda de roupa, pois iríamos viajar. Mal desperto, fiz o que me foi determinado e embarquei naquele caminhão militar em direção ao quartel.
(Continua na parte III)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante