Pular para o conteúdo principal

A professora e o assaltante do filho


    
  Era uma manhã normal para os padrões campineiros, com temperatura alta, o que representava um verdadeiro castigo para nós que trabalhávamos de terno e gravata. Para mim também era uma manhã normal, dedicada às aulas na Faculdade de Direito. Durante o intervalo, subi à sala dos professores e ali a pessoa que nos dava suporte – dona Jandira – anunciou que uma professora do Colégio Pio XII queria falar comigo e estava a minha espera. Meus filhos estudavam naquele colégio, mas, até onde eu sabia, não era hábito dos professores procurarem os pais dos alunos em seus locais de trabalho para comunicar qualquer ocorrência.
      De fato, o assunto era outro e ela narrou a história. O seu filho, que contava 13 anos de idade, fora “assaltado” no meio de uma tarde defronte ao Supermercado Pão de Açúcar do bairro Cambuí. O “assaltante”, de pouco mais de 18 anos (portanto, mal tinha adentrado a maioridade penal), simulando portar uma arma de fogo, com a mão direita sob a camiseta, exigira, sob ameaça, que o filho da professora entregasse o par (usado, claro) de tênis que calçava. Ordem dada, ordem cumprida, lá se foi o “assaltante”, mas não conseguiu ir muito longe: metros após foi abordado por policiais militares, que o detiveram e o levaram ao 1° Distrito Policial. O Delegado de Polícia autuou-o em flagrante delito por violação ao artigo 157, “caput”, do Código Penal, com pena de 4 a 10 anos de reclusão, encaminhando-o ao “cadeião”.
      Ao saber de todo o enredo, a professora foi ao Palácio da Justiça e ali, no Cartório do Distribuidor, indagou para qual vara criminal o processo criminal fora encaminhado: 2ª Vara Criminal, informaram. Ela foi ao cartório dessa vara e ali perguntou sobre a situação do “assaltante”, inclusive quem estava atuando em sua defesa. Obtido o meu nome e o endereço da PAJ Criminal, para ali ela se dirigiu e foi informada que o período da manhã eu dedicava à atividade docente.
      A razão dela me procurar era o seu inconformismo com o seguinte: pelo roubo (o fato, acreditava eu, seria facilmente desclassificado para furto simples [artigo 155, “caput”, do Código Penal, com pena de 1 a 4 anos de reclusão, cabendo a suspensão condicional da execução da pena – “sursis” -, ou a substituição por pena restritiva de direitos, ou ainda somente a multa]) de um par usado de tênis que custaria, quando muito  uns 40 reais, um jovem ficaria preso (conforme lhe informara o cartório) pelo prazo mínimo de 4 anos, o que, segundo ela, poderia estragar para sempre a sua vida.
      Questionou-se se ela, como representante legal da vítima, não poderia “retirar a queixa”. Expliquei, em primeiro lugar, que essa história de “retirar a queixa” era coisa de novela da Globo, algo inexistente no Direito Penal brasileiro, e que, ademais, o crime de que o “assaltante” de se filho estava acusado era de ação penal pública incondicionada, ou seja, o Estado não dá a mínima para a vontade da vítima. Expus a ela, ainda, que no meu ponto de vista, tal posição extrema do Estado poderia ser atenuada em muitos casos, deixando que a vítima (ou o seu representante legal) decidisse por processar ou não o autor do delito (há um filme francês chamado “As neves do Kilimanjaro” que aborda magistralmente o tema). Portanto, não dependia dela (como representante legal do filho-vítima) a existência do processo punitivo.
      Para culminar, expliquei ainda que o crime de roubo era inafiançável e que o juiz de Direito titular daquela vara criminal (como de resto, todos os juízes criminais da comarca) jamais libertava (em pedido de liberdade provisória) réus acusados de roubo, ou de tráfico de drogas, ou de porte ilegal de arma, ou de receptação qualificada, mas que eu faria tudo o que estivesse ao meu alcance para obter a desclassificação (para mim, a solução mais viável) para um crime menos grave, como já dito, o de furto simples (o roubo nada mais é do que o furto praticado com o emprego de violência ou grave ameaça contra a pessoa).
      Desgraçadamente, não pude trabalhar no processo até o final, pois cessou a minha designação para atuar naquele vara e eu retornei à Vara do Júri, onde normalmente atuava.
      Portanto, não sei qual foi o resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante