Pular para o conteúdo principal

J. R. Guzzo e Campinas




      O conhecido articulista de VEJA, J.R. Guzzo, escreveu um devastador artigo sobre a “princesa d’oeste”, Campinas. Desde logo quero registrar que não sou campineiro (nem com um daqueles títulos que os edis generosamente conferem a algumas pessoas): moro nesta urbe desde os idos de 1964, tendo aqui prestado o serviço militar (e numa época dura: enquanto cumpria a obrigação militar houve o atentado com um carro-bomba contra o QG do II Exército, matando o soldado Mário Kozel Filho); foi aqui também que cursei a Faculdade de Direito, onde depois, e por 30 anos, ministrei aulas; foi aqui também que trabalhei, após ser aprovado em concurso público de provas e títulos, como Procurador do Estado, de 1983 a 2008, na área de assistência judiciária criminal, defendendo pessoas acusadas que não podiam arcar com os custos de honorários advocatícios (foi nessa condição que atuei na defesa de "Andinho" quando acusado de haver participado da morte de um dos prefeitos de Campinas, Toninho do PT).
      Tenho muito viva em minha memória a época em que viemos de mudança para cá. Aliás, minha memória é anterior a essa época, desde o tempo que, antes de nos mudarmos, vínhamos sempre passar as férias aqui, pois aqui moravam os meus avós e alguns dos meus tios maternos. E os primos, claro: mais do que parentes, éramos amigos. Eu já tinha verdadeira fascinação pela cidade e uma vontade incontida de morar aqui.
      Finalmente, no ano de 1964, mais precisamente no dia 4 de fevereiro, nos mudamos para cá – eu não havia ainda completado 16 anos. Campinas tinha no transporte público bondes e ônibus, estes da CCTC – Companhia Campineira de Transportes Coletivos. Na avenida Francisco Glicério localizava-se uma lanchonete que era um “point” – “Sanducha”. E tomar lanche nas Lojas Americanas ali da rua 13 de Maio era um charme: a lanchonete ficava num nível mais baixo e era comum comermos o “club LASA” ou um “hot dog” (quase semelhante ao de New York, sem essa quantidade de recheio que hoje é posta nesse tipo de sanduíche). Campinas fazia jus ao epíteto de “princesa d’oeste”: tudo era bonito.
      A cidade era uma referência em matéria de saúde e de ensino. Sirvam como exemplos o Instituto Penido Burnier e o Colégio Culto à Ciência (para não falar na Escola Normal, outro ícone do ensino). Na década de 60 veio a Unicamp e algumas estatais altamente qualificadas. Porém, a derrocada não demorou em ter início.
      O articulista em questão fez um retrato cruel da cidade, porém verdadeiro – a verdade, aliás, algumas vezes dói. Para que fiquemos situados temporalmente não muito longe, uma das causas da derrocada é que Campinas ficou aproximadamente 16 anos sem ter prefeito – todos os que passaram por lá durante essa mais de década e meia nada fizeram pela cidade. Não é possível saber em que campo eles atuaram – pode-se, então, afirmar que em nenhum. Pelo lado que se olhe, vê-se que todos os espaços públicos foram deteriorados, prova cabal da inoperância governamental. Podem ser dados alguns exemplos de espaços públicos: o Bosque dos Jequitibás e a Lagoa do Taquaral. Outros espaços públicos, como praças: a Teotônio Vilela, no Cambuí. Nela há um teatro interno que ficou anos interditado por falta de condições; externamente, há o teatro de arena, inteiramente degradado, em que as pichações impedem que se enxergue o concreto. No entorno, bancos faltando pedaços – como se um ripa de madeira custasse centenas de reais. Ao prefeito, na administração da cidade, cabe, ainda, obter dos poderes estadual e federal os investimentos a que estão obrigados.
      Embora o artigo em questão soe dolorido, ele, desgraçadamente, é verdadeiro, e torço para que as autoridades municipais (no que couber), estaduais (idem) e federais (ibidem), o leiam e se envergonhem da situação ali descrita e, enchendo-se de brios, passem a administrar a cidade como verdadeiros governantes.
      É o mínimo que se pode esperar, a fim de que a dignidade da cidade e dos cidadãos seja resgatada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante