Pular para o conteúdo principal

Memórias das copas do mundo




    
  Para mim, tudo começou em 1958: então com 10 anos e mal entendendo das coisas, acompanhei pelo rádio, vendo o meu irmão mais velho soltando rojões, a primeira vitória da seleção brasileira numa copa do mundo, então chamada Jules Rimet. O torneio ocorreu na Suécia. O fenômeno Pelé, então com 17 anos surgiu ali. O que falar, então, de Didi, Garrincha, Nilton Santos, Bellini?
      Quatro anos depois, foi na América do Sul, mais precisamente no Chile, e novamente a seleção brasileira trouxe a taça. Embora Pelé não tivesse podido jogar todas as partidas, o time não se ressentiu de sua ausência, substituído que foi por Amarildo, o “peito de aço” (os narradores esportivos de então tinham o hábito de colocar apelidos nos jogadores).
      Na copa seguinte, 1966, que seria, como foi, jogada na Inglaterra, o selecionador brasileiro acreditou que a vitória eram “favas contadas” e fez uma “lambança”, porém, ele não contava com o preparo das outras seleções e a brasileira foi eliminada.
      Quem vencesse a competição por três vezes ficaria em definitivo com a taça e o que se viu no México foi talvez a melhor seleção que o Brasil já teve: craques como Tostão, Pelé, Gerson, Rivelino, Clodoaldo, Jairzinho (“furacão”) e outros tantos brilhando em campo. A taça veio definitivamente para o nosso rincão, mas teve vida curta: retratando fielmente a tradição brasileira, a de não respeitar nenhum símbolo nacional, a taça foi furtada e derretida.
      Depois desse torneio, a seleção brasileira ficou em jejum durante 24 anos, até que, em 1994, em solo estadunidense, abocanhou pela quarta vez a copa, agora sem que houvesse uma regra tornando-a definitiva: a sua posse era provisória, durando quatro anos (até o torneio seguinte).
      Mais oito anos de jejum até que em solo asiático, agora no longínquo ano de 2002, a seleção brasileira pela quinta vez tornou-se campeã.
      O tempo passa, as pessoas envelhecem, os conceitos mudam, e no ano de 2007 o governo brasileiro batalhou para que a copa de 2014 fosse no Brasil; conseguiu o aval da FIFA e teve sete anos para preparar o país para receber esse mais importante evento do futebol. O que se viu durante os sete anos de (suposta) preparação foi aquilo que se vê a diário no Brasil: tudo deixado para a última hora. O brasileiro não deixa para fazer a declaração de imposto de renda na última semana, quiçá na véspera do encerramento do prazo (que, em geral, é de dois meses)? Outro cenário bem brasileiro que se concretizou: obras totalmente inúteis custando “os olhos da cara” (“arenas” de Cuiabá e Manaus).
      É certo que aqui pode entrar um componente de desonestidade: para que as obras sejam aceleradas, às vezes são necessários aditamentos nos contratos, encarecendo astronomicamente o seu custo. Estádios (no linguajar dos dirigentes da FIFA, “arenas”) ficando prontos praticamente na véspera do início do evento, e obras de acessibilidade não ficando prontas (um viaduto em Belo Horizonte desabou enquanto era construído em pleno desenvolvimento dos jogos do torneio).
      E, quanto ao futebol propriamente dito, o que se viu foi algo semelhante ao que ocorreu em 1966: a CBF contratou uma comissão técnica envelhecida, com um técnico cujo único feito foi ter vencido a copa de 2002 com outra geração de jogadores (afinal, passaram 12 anos...), que convocou jogadores quase todos sem experiência em competições internacionais, com comportamento de amadores (aliás: se fossem amadores teriam se dado melhor). Atletas que ficavam dando demonstração de pieguice sempre que podiam, tais como, entrar em campo com a camisa do Neymar na partida que ele não pôde jogar, ou ficar orando em campo (oração se faz em templos – nem as seleções de países muçulmanos, às vezes composta de fanáticos, deram esse tipo de demonstração).
      E essa seleção de inexperientes sucumbiu fragorosamente quando teve pela frente seleções bem estruturadas, tendo levado dez gols em duas partidas e fazendo apenas um.
      Poder-se-ia dizer: ainda bem que sucumbiu (mas não precisava ser de forma tão humilhante...), pois se tivesse triunfado, certamente o partido que está no poder há onze anos e destruindo o país teria um trunfo a mais em mãos para continuar a sua destruição.


     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Influencers

A nova era trouxe, além das novidades diárias, representadas pelas redes sociais, um novo vocabulário no qual há o (a) “influencer”. Como já li em alguma parte mas não me recordo precisamente em qual, antigamente “influencer” era o pai, a mãe, o professor, o pároco, o pastor, pessoas que, de uma forma ou de outra, pelo conhecimento e proeminência que possuíam, conseguiam influenciar um sem número de pessoas. Tome-se por exemplo o professor: pelos ensinamentos transmitidos aos alunos, ele consegue influenciá-los. Na atualidade, “influencers” são muitas vezes pessoas que se tornam conhecidas por besteiras que realizam e publicam nas redes sociais, valendo notar que algumas delas mal sabem se expressar no idioma pátrio. Pode-se começar com um bom exemplo: uma dessas figuras, numa “live”, defendeu que no Brasil, desconhecendo que a legislação proíbe, fosse, por assim dizer, legalizado o partido nazista, pois assim, na sua visão, os adeptos desse totalitarismo seriam conhecidos. Mas