Pular para o conteúdo principal

A caixa basculante




          Não é conversa de saudosista, mas a criminalidade romântica está em extinção. Infelizmente. E isto é afirmado não apenas como sintoma de saudade, mas sim porque a criminalidade atual, além dos níveis estratosféricos, está violenta. O maior penalista do Brasil de todos os tempos, Nélson Hungria, já proclamava algo semelhante a isso nos anos cinquenta ao comentar o crime de estelionato. A esperteza, a habilidade e a lábia estão cedendo lugar para a truculência. Crimes patrimoniais violentos estão quase ocupando os lugares mais elevados nas estatísticas criminais.
          O batedor de carteira – furto com destreza –, o estelionatário – que utiliza apenas o seu poder de convencimento para aplicar, por exemplo, o golpe do bilhete premiado –, o ladrão que enganava a vítima dizendo-se empregado de uma concessionária de serviço público (usando até uniforme e crachá) para entrar no domicílio da vítima, as falsas domésticas. Estas espécies de criminosos estão escasseando.
          Havia um furto mediante fraude (qualificado, pois), que era praticado especialmente em lojas na época de grandes datas festivas (dia as mães, dos pais, Natal) cuja engenhosidade era notável: o larápio[1] confeccionava uma caixa que tinha um dos lados – o de baixo - basculante, de forma que ele apanhava a mercadoria que pretendia subtrair e a empurrava contra a parte basculante que cedia e o objeto era introduzido na caixa, com a parte basculante voltando à posição original. A caixa era revestida com papel de presente: a busca da perfeição para enganar era quase neurótica.
          Defendi uma pessoa acusada dessa modalidade de furto, na forma de tentativa, que fora detida e presa em flagrante ao retirar-se da loja, bem próxima do fórum, em que havia praticado a subtração. Havia um detalhe interessante: ele somente fora apanhado porque um dos seguranças da loja desconfiou dele exatamente por causa da caixa (o truque era conhecido) e passou a segui-lo, conseguindo assim vê-lo em pleno ato de subtração.
          Como o objeto do furto era uma calça e o valor era pequeno, o juiz logo concedeu-lhe liberdade provisória. Foram ouvidas as testemunhas de acusação (não arrolei de defesa: o acusado não as indicou e, ademais, seriam apenas de antecedentes). Nas alegações finais, a minha tese de defesa tinha duas vertentes: crime impossível e princípio da insignificância. O magistrado não aceitou nenhuma das duas: condenou-o por furto qualificado, concedendo-lhe, porém, a suspensão condicional da execução da pena (“sursis”).
          Crime impossível porque a vigilância exercida pelo segurança impediu que o crime se consumasse, não existindo sequer o perigo da tentativa. E insignificância, óbvio, pelo valor da calça.



[1] . No livro “A casa da mãe Joana” (Editora Campus, Rio, 7ª edição, 2002, página 130), Reinaldo Pimenta, ao comentar o verbete “larápio”, assim discorre: “na Roma antiga, um pretor (juiz) chamado Lucius Amarus Rufus Appius proferia suas sentenças sempre a favor de quem lhe pagasse mais. Como era costume na época os primeiros nomes aparecerem só com as iniciais, o corrupto pretor assinava suas decisões assim: L. A. R. Appius. Daí a palavra larápio em português. Interessante, não? É, mas não passa de mais um caso de etimologia fascinante e falsa, por pela menos três motivos: (a) a história não registra a existência desse pretor; (b) no latim, não há a palavra larappius e (c) larápio só existe no português, não consta no vocabulário de nenhuma outra língua neolatina”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante