Pular para o conteúdo principal

Crime midiáticos





      Por mídia geralmente se entende como os mais diversos meios de comunicação. A palavra, aportuguesada, deriva da expressão inglês “mass media”, que significa comunicação em massa. Entre os diversos meios de comunicação estão os classificados como analógicos, compreendendo os jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão, e digitais, como aquelas chamadas “redes sociais”: facebook, twitter, instagram, whatsapp, blog. A principal diferença entre eles é que as mídias digitais permitem uma interação mais imediata entre os seu usuários; as analógicas, não. Imagine-se uma publicação num jornal que atinja, ofendendo ou não alguém: se este quiser responder, terá que enviar uma carta ou mais modernamente um e-mail, que será publicado ou não pelo veículo que fez a publicação. Já nas mídias digitais a resposta pode ser imediata: uma postagem no facebook pode ser respondida imediatamente (é claro que o acesso à publicação somente será franqueado às pessoas que são “amigas” do que fez a postagem.
      Restringindo o alcance desta abordagem somente às redes sociais, quais espécies de crime podem ser praticadas por seu intermédio? Antes de proceder à resposta, é necessário que se faça uma menção a uma das muitas classificações das infrações penais. Os penalistas brasileiros, e alguns estrangeiros, abordam este tema sob a nomenclatura “título e classificação das infrações penais”. Quanto ao título do crime, este se encontra sob a forma de uma rubrica em negrito ao lado do artigo do Código Penal que descreve o crime: ao lado do artigo 121 está escrito “homicídio”, por exemplo. Já a classificação leva em conta se a conduta criminosa se desdobrou em vários atos ou pode ser praticada num só: assim são respectivamente os crime materiais e os crimes formais. Outra classificação refere-se à forma como o crime pode ser praticado: crime de forma livre e crime de forma vinculada. Neste, a forma de cometimento está expressa no artigo que descreve o delito, servindo como exemplo o artigo 130 do Código Penal: “expor alguém, por meio de relações sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contágio de moléstia venérea...”. Essa é a única forma de se praticar o delito. Já os crimes de forma livre podem ser praticados por qualquer meio escolhido pelo sujeito ativo, desde que idôneo. O homicídio pode ser praticado com tiro, facada, veneno, asfixia tóxica ou mecânica. Nelson Hungria, valendo-se de um exemplo extraído de um conto de Monteiro Lobato (O engraçado arrependido) aponta o excesso de riso como meio idôneo à prática desse crime contra a vida.
      Alguns crimes podem ser praticados por intermédio das mídias sociais. Os crimes contra a honra – calúnia, difamação e injúria – ocupam honrosamente (ou desonrosamente) o primeiro lugar. Qualquer postagem de que não se goste é pretexto para uma resposta (imediata, lembre-se) que agride a honra. Em segundo lugar está o crime de estelionato (artigo 171: obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento – esta definição é de 1940 e não envelheceu). É de todos sabido quantos “golpes” são aplicados nas redes sociais.
      Mas há um crime que não ocorre tão amiúde nas redes sociais mas que é mais preocupante do que os anteriores: a participação em suicídio (artigo 122: induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça). Nos dois primeiros verbos está a participação moral; no terceiro, a material. Por meio das redes sociais pode uma pessoa induzir ou instigar alguém a suicidar-se. A propósito convém lembrar que algumas “disputas” nas redes têm levado pessoas à morte, o que pode, em tese, caracterizar a participação em suicídio.
      Constata-se que os delitos acima apontados são classificados como de “forma livre”, o que faz com que as redes sociais sirvam como meios idôneos à sua prática.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante