Pular para o conteúdo principal

Advogado sofre...


Sempre se disse que a profissão de advogado é espinhosa, pois ele tem que "engolir muitos sapos", que às vezes vêm em forma humana: delegado de polícia, promotor de justiça, juiz de direito, o colega da parte contrária e, principalmente, o próprio cliente. Porém, a mais espinhosa é a área criminal e se escreveu muito sobre ela, principalmente no passado, quando ela era cercada de certo romantismo, especialmente daqueles profissionais que atuavam no júri (estão afetos ao julgamento pelo Tribunal do Júri os crimes dolosos, consumados ou tentados, contra a vida, a saber: homicídio [art. 121], participação em suicídio [artigo 122], infanticídio [artigo 123] e aborto [artigos 124 a 128]), todos do Código Penal. Diz a lenda que um dos maiores criminalistas (de júri) de Campinas residia num hotel próximo ao fórum, na avenida Francisco Glicério: não tive a honra de conhecê-lo. Hoje é ele nome de um logradouro público em Campinas. Há várias minisséries que mostram casos verídicos e o trabalho dos advogados, como, por exemplo o julgamento de OJ Simpson (American Crime Story, Netflix).

         Com razão, dizem os conhecedores que o júri é o ponto culminante da advocacia criminal e é verdade. Tudo se concentra o julgamento feito pelos sete jurados: as testemunhas são ouvidas (a vítima também, nos casos de tentativa), o réu é interrogado, fala a acusação por uma hora e meia, depois a defesa pelo mesmo tempo, a acusação pode pedir a réplica por mais uma hora, depois vão todos à sala secreta em que os jurados responderão perguntas que importarão em absolvição ou condenação do acusado e o juiz proferirá a sentença: tudo num mesmo contexto. O nervosismo é inevitável.

         O maior problema do advogado criminalista ocorre quando o cliente é uma pessoa teimosa e não quer seguir as orientações do profissional que contratou, tomando atitudes que irão contra o que o defensor apresentará como tese defensiva. Até onde se pode saber, isto aconteceu na defesa do “desembargador sem máscara” (neste blog há um artigo com este título). S. Exa., a princípio, disse ter sido vítima de “uma armação dos guardas municipais”. Não contente com isso, alegou ainda que o vídeo foi editado para prejudicá-lo. Talvez aconselhado por alguém para que se mostrasse mais humilde, emitiu nota pública em que pedia desculpas aos guardas e procurou justificar a sua conduta por, digamos, revolta, provocada pela inconstitucionalidade do decreto municipal que obriga o uso de máscara e pela armação.

         Porém, a defesa que foi apresentada no procedimento aberto pelo Conselho Nacional de Justiça, por intermédio de defensor constituído, não se coaduna com a nota emitida por S. Exa. Em sua defesa há referência à “armação dos guardas municipais”, dizendo que estes agiram com abuso de autoridade, ou seja, cometeram crime quando o abordaram e ante à não utilização da máscara, multaram-no. Em toda a sua defesa ele é chamado de “o cidadão Eduardo”: em nenhum momento se refere ao cargo que ocupa e do qual se valeu para tentar intimidar os agente s públicos municipais.

         Pois é: a defesa escrita apresentada no procedimento de apuração não está condizente com a humilde nota pública emitida por S. Exa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Influencers

A nova era trouxe, além das novidades diárias, representadas pelas redes sociais, um novo vocabulário no qual há o (a) “influencer”. Como já li em alguma parte mas não me recordo precisamente em qual, antigamente “influencer” era o pai, a mãe, o professor, o pároco, o pastor, pessoas que, de uma forma ou de outra, pelo conhecimento e proeminência que possuíam, conseguiam influenciar um sem número de pessoas. Tome-se por exemplo o professor: pelos ensinamentos transmitidos aos alunos, ele consegue influenciá-los. Na atualidade, “influencers” são muitas vezes pessoas que se tornam conhecidas por besteiras que realizam e publicam nas redes sociais, valendo notar que algumas delas mal sabem se expressar no idioma pátrio. Pode-se começar com um bom exemplo: uma dessas figuras, numa “live”, defendeu que no Brasil, desconhecendo que a legislação proíbe, fosse, por assim dizer, legalizado o partido nazista, pois assim, na sua visão, os adeptos desse totalitarismo seriam conhecidos. Mas