Pular para o conteúdo principal

A infância e os seres reais e imaginários




            Qualquer pessoa da minha faixa etária teve em sua infância a mente habitada por seres reais e imaginários – muitos destes fruto da fantasia. Mas nos tempos atuais talvez isso tenha mudado, pois os seres que habitam a infância são os personagens de jogos eletrônicos, existentes aos montes. Na minha infância – e já se vão longos mais de 50 anos -, e, portanto, na infância das pessoas da mesma faixa etária, os personagens que nos assustavam ou nos deleitavam eram de carne e osso ou de pura ficção.
            Nasci e morei até quase os 16 anos numa cidade pequena: Jaú. Além dos seres irreais, que nos provocavam medo, havia os seres reais cercados de mistério e indagação. Causava-nos medo, por exemplo, a ideia de encontrar um lobisomem ao voltar para casa tarde da noite – por volta de 10 horas, especialmente se fosse numa sexta-feira, dia em que a pessoa se transformava no ser mitológico. Um amigo afirmava que um seu amigo havia visto um lobisomem no galinheiro de sua casa. Outro, que tinha vindo da zona rural, dizia que todas as noites, antes de dormir, como se fosse uma oração, tinha que pedir à “pisadeira” que desse três voltas no mar até o dia clarear. Descobri, tempos depois, por intermédio de minha avó materna, que havia morado num sítio, que a “pisadeira” na verdade era o pesadelo: a pessoa orava para que o pesadelo não a atormentasse durante o sono - ou seja, não importunasse durante o sono (ela gastaria bem mais do que as 8 horas de sono para "dar 3 voltas no mar"). Se fosse atirada uma peneira num rodamoinho seria capturado o gorro vermelho do Saci: nunca tive a oportunidade de ter em mãos uma peneira ao presenciar um rodamoinho, embora tenha visto incontáveis, para tentar capturar o gorro.
            Na cidade havia também os seres reais, de carne e osso, que nos incutiam medo ou respeito. Um deles era chamado de “Criolando” (creio que o seu nome fosse Coriolano) e, embora adulto, estava sempre montado num cavalinho de pau (sim, aqueles feitos com cabo de vassoura – se bem que o dele fosse mais caprichado), transitando pelas ruas da cidade. Afirmava-se que ele tinha um sexto sentido que o fazia pressentir a morte das pessoas e, tão logo recebia a notícia, dirigia-se à casa do falecido, por vezes chegando antes de que a família tivesse recebido a triste novidade. E, nessa época, os velórios eram feitos na residência da pessoa morta e o féretro percorria toda a cidade a pé até o cemitério. Não sei se era folclore, e nem consegui confirmar, pois ninguém da minha família faleceu e recebeu a visita do “Criolando”.
            “Niba louco” era outro dos personagens e este metia medo nas pessoas. Com evidentes problemas mentais – daí o epíteto “louco”-, estava sempre vestindo bermuda, confeccionada por alguém de sua família, camisa e descalço. O seu nome era Aníbal. Ao vê-lo, infalivelmente as pessoas mudavam de calçada, numa atitude que, de certa forma, é exposta por Michel Foucault (“História da loucura”): o louco nos mete medo; os portadores de outras moléstias, compaixão. Uma ocasião, quando eu cursava o primário no GE Dr. Lopes  Rodrigues, ele começou a “malhar” o portão, que era de madeira e de duas partes, até quase arrancar uma das partes. Os alunos, entre os quais eu, ficamos em pânico.
            Aos 16 vim para Campinas e aqui encontrei seres de carne e osso – pessoas – tais quais havia em Jaú. Uma delas era o “Mané fala ó”. Os campineiros costumavam saudar-se dizendo “ó” e não “oi” e o Mané cumprimentava dessa forma as moças. Ele subia no estribo do bonde e ia andando e cumprimentando e a moça que não o conhecesse e não respondesse, ele ficava insistindo, o que fazia com que muitas ficassem assustadas. Bastava responder com um “ó” para que ele sossegasse. Outra era a “Gilda louca”: ficava no centro da cidade vestindo um faixa escrita “miss Campinas” e ela acreditava que fosse.
            Esses seres estão em franco processo de extinção, substituídos que estão sendo por seres virtuais, existentes em jogos eletrônicos. E nem há mais tempo para encetar campanhas de preservação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante