Pular para o conteúdo principal

Crimes contra o patrimônio




                        O Título II da Partes Especial do Código Penal contempla os crimes contra o patrimônio. Inicialmente, cumpre lembrar que a Parte Especial é do ano de 1940, tendo entrado em vigor no dia 1º de janeiro de 1942. Pretendia-se com a incriminação de certas condutas proteger o valor patrimônio, que, segundo Julio Fabbrini Mirabete, louvando-se nas palavras de Clóvis Bevilaqua, é o “complexo de relações jurídicas de uma pessoa que tiverem valor jurídico” (Manual de Direito Penal, volume 2, página 189).
                        Os tempos eram outros e não existiam tantos bens assim. Passando os olhos pelos tratados antigos, como, por exemplo, Francesco Carrara e Nélson Hungria, é impossível conter um forte saudosismo. Até mesmo Roxin provoca esse sentimento de que “o mundo era melhor e a vida mais fácil de ser vivida”. Como exemplo deste autor alemão: o furto de veículos. Diz ele que em época de antanho o deslocamento era feito através de tração animal e as carruagens eram personalizadas, de modo que isto dificultava grandemente a subtração de um veículo.
                        O crime contra o patrimônio que mais ocorria naquela época era o furto e avultava, numa época de um Brasil mais rural, o furto de gado, conhecido por abigeato, palavra que deriva da locução latina “ab agere”: uma teoria afirmava que o furto somente se consumava quando o ladrão conseguia deslocar a coisa utilizando as mãos, o que era impossível quando se tratava de um animal que pesava centenas de quilos e o gado era deslocado sob o influxo de vozes e comandos vocais, ou seja, “ab agere”, o que consumava a subtração.
                        Embora o Título II contemple muitas outras formas de ataque ao patrimônio, como, por exemplo, a extorsão e a extorsão mediante sequestro, os comentadores do Código Penal daquela década (40) precisavam valer-se de exemplos extraídos de outros países para ilustrar as suas lições: quando fala da extorsão, Hungria faz referência aos gânsgsteres – “mad dogs”, segundo ele - dos EUA (entenda-se Chicago). Ou de outras ocorrências: quando fala da extorsão mediante sequestro, faz referencia ao costume de guerra de troca de prisioneiros ao final das escaramuças.
                        Mas o furto, antes timidamente realizado nas casas e na ausência dos moradores, com o advento do progresso passou a ganhar altitude estratosférica. Com a intensa produção da indústria automotiva, instalou-se uma indústria do furto de veículos aliada a outra, a indústria do desmanche. Outras formas de facilitação da vida das pessoas atraiu os “amigos do alheio”, como, por exemplo, os caixas eletrônicos. Quando se visita outros países, como por exemplo, os EUA ou alguns da Europa e se constata que os caixas eletrônicos estão instalados na parede externa dos bancos, na calçada e os correntistas sacam as quantias sob os olhares de todos, é indefectível suspirar e indagar: um dia chegaremos nesse nível?
                        Para ter um dos componentes indispensáveis à realização do ataque ao caixa eletrônico, que é a dinamite, as empresas que a utilizam, como as pedreiras, são também elas vítimas de furto, num efeito dominó que parece incessante. Quem imaginaria na década de 40 que no futuro existiria caixa eletrônico. Nem a melhor cartomante conseguiria e, no entanto, a descrição do crime de furto, contida no artigo 155 do Código Penal, passados 72 anos da sua entrada em vigor, serve para configurar como crime de furto o ataque ao caixa eletrônico. Mas o crime patrimonial é a infração em que mais fica clara a criatividade do criminoso brasileiro, com as suas quase incontáveis variações, conforme será abordado em outra ocasião.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante