Pular para o conteúdo principal

Descendo às trevas




      Na introdução do (magnífico) filme intitulado “Freud, além da alma”[1], dirigido por John Huston, uma voz (que é a do próprio diretor), diz a seguinte frase: “esta é a história da viagem de Freud a uma região quase tão negra quanto o próprio inferno o inconsciente e de como ele a iluminou”.  O inconsciente foi denominado por Freud de “id”.
             Nelson Rodrigues, conforme relata Ruy Castro[2], afirmou em uma crônica que “o brasileiro tem as suas trevas interiores. Convém não provoca-las. Ninguém sabe o que existe dentro”.  Seria o mesmo conteúdo “iluminado” por Freud? Somente a própria pessoa poderá dizer, seguindo o inscrito no tempo de Apolo de Delfos: “conhece-te a ti mesmo”.
            Essas lembranças me vieram à mente ao acompanhar a apuração do fato que resultou na covarde morte do cinegrafista da Rede Bandeirantes (os detalhes mais do que canalhas do evento é do conhecimento de todos) e especialmente de três das pessoas de alguma forma envolvidas: Elisa Quadros, Fábio e Caio. A primeira, injustamente apelidada de “Sininho”[3], porque daquela doce fadinha do conto  escrito por James Matthew Barrie em 1904, “Peter and Wendy”, ela não tem nada, tem 28 anos, era filiada ao PT (claro), desfiliando-se quando se decepcionou com certas alianças feitas pelo partido (com Maluf? com Collor?). Seus pais moram no Rio Grande do Sul e são militantes petistas - o fruto não cai longe da árvore.  Não se sabe quais são os seus meios de sobrevivência, já que não trabalha.
            Fabio é tatuador – autônomo, pois - e já teve alguns envolvimentos com o sistema punitivo. Foi ele quem deu o rojão para que outra pessoa, de nome Caio, o acendesse.
            Caio tem 22 anos, o que acendeu o rojão que atingiu o cinegrafista, mora na baixada fluminense, é um “faz-tudo” (auxiliar de serviços gerais) terceirizado num hospital no Rio de Janeiro. É pobre.
            O que faz com que três pessoas tão díspares sejam travestidas em “black blocs”e participem de manifestações violentas, uma das quais culminou numa morte? Não são as trevas de que falou Nelson Rodrigues, nem “a região quase tão negra quanto o próprio inferno”, conforme a introdução do filme dirigido por John Huston. Nem algum ideal, óbvio.  O que seria, então? Um deles, Caio, admitiu, balbuciando, quando foi preso, que eles são convocados para participar dessas violentas manifestações, e o seu advogado usou um verbo mais contundente: eles são aliciados para se tornarem “black blocs”. Por quem?
            Disse magistralmente Philip Roth que quando não se sabe a história inteira deve se supor. Baseado em indícios, é legítimo supor que partidos políticos e algumas organizações, os que apostam no “quanto pior, melhor”, estejam por trás desses atos de selvageria. Quando se encaminhava para a delegacia de polícia para atender Fabio, o estagiário do advogado Jonas (que a baleia não o engula...) recebeu um telefonema de “Sininho” (os seus dotes de fada a fizeram adivinhar o número do telefone), colocando à disposição uma equipe de“criminalistas experientes”para ajudar na defesa. Ele passou o aparelho ao advogado (Jonas) e a oferta foi reiterada, com o acréscimo de que ela falava em nome de Marcelo Freixo, deputado estadual no Rio de Janeiro pelo PSOL (este político teve um personagem no filme “Tropa de Elite 2”baseado  em sua atuação). Claro que “Sininho” depois retratou-se, mas o estrago estava feito. Ouvido, o deputado mostrou-se indignado com a utilização indevida de seu nome.
            Se for investigada não apenas a morte de Santiago, mas quem alicia e financia (como um trabalhador pobre como Caio consegue dinheiro para comprar máscaras e locomover-se?), fatalmente se chegará a partidos políticos e organizações. Eles é que são as trevas e a “região quase tão negra quanto o próprio inferno” dos presentes dias, por conta das manifestações, não somente as pessoas que delas participam.





[1] . É do ano de 1962, com as atuações de Montgomery Clift, Susannah York e David McCallum. O roteiro original foi escrito por Jean-Paul Sartre, mas não foi utilizado.
[2] . “Trevas dos brasileiros”, FSP, 12/2/14, página A2.
[3] . Injustamente porque a “Sininho”, conhecida em inglês por “Tinker Bell”, era de uma pureza ímpar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante