Pular para o conteúdo principal

A tecnologia a serviço do mal




            O fato de sermos hoje mais ricos de conhecimentos do que o homem selvagem terá, porventura, influído na bondade do próprio homem? O fato de ser portador de maior soma de conhecimentos leva o homem a reconhecer o caminho do dever?
            Essas perguntas, de grande profundidade filosófica, estão no livro “Filosofia do Direito”(página 31 da 7ª edição, de 1975), de Miguel Reale, o maior filósofo do  Direito do Brasil e reconhecidamente um dos maiores do mundo. É de sua criação a “teoria tridimensional do Direito”. E nos tempos atuais elas me vêm à mente a diário, especialmente quando se vê como a informática tem sido utilizada para causar mal a outrem.
            A assim chamada “tecnologia da informação” é o ramo do conhecimento que mais tem tido progresso, a cada dia surgindo novas máquinas e novos programas e/ou aplicações que em poucos meses tornam obsoleto o que já existia. Esse enorme cabedal de conhecimentos não tem feito com que os seus detentores o utilizem a serviço (por assim dizer) do bem; alguns usam-no para tentar causar prejuízo aos demais usuários, pessoas que na maior parte das vezes não conhecem.
            A criação voltada à maldade é inesgotável nesse campo. “Sites” fraudulentos que prometem vender objetos “a preço de banana” – até de venda de tratores já houve no Brasil – amiúde existem na internet, e há pessoas que “caem” nessa esparrela, mas aqui há um dado que a doutrina penal chamava de “torpeza bilateral”: a ganância do comprador funciona como um fator decisivo para que o negócio jurídico se concretize.
            Em outra vertente em que os malignos atuam é na do e-mail. Dias atrás uma mensagem me advertia que eu deveria fazer a atualização da minha conta corrente do Banco Itaú, sob pena de encerramento: eu deveria “clicar” num ícone para realizar a operação. Ocorre que há mais de 10 anos não tenho conta nesse banco. Outra mensagem afirmava que o depósito em minha conta corrente – sem especificar qual, nem o estabelecimento bancário – havia sido feito com sucesso e para visualizar o comprovante de depósito deveria “clicar” no anexo. Um amigo recebeu um e-mail em que a remetente dizia que estava enviando em anexo fotos “daquela festa” realizada quando cursavam o (então) ginasial. Ele, que é versado em informática, tocado pela curiosidade abriu o anexo e foi aquela catástrofe.
            Outras mais que a criatividade do mal permite alcançar, todas são “pegadinhas” que provocam um estrago ao patrimônio do incauto que “cai” nessa esparrela e faz o que o remetente pede. O estrago pode consistir simplesmente na colocação de um vírus que contamina o computador da “vítima”, fazendo com que sejam perdidos todos os dados – e lá se vai uma vida - ou, o que é tão ou mais mais grave, subtrair senhas e números de contas e depois sacar dinheiro, pagar contas do intruso e mais incontáveis prejuízos.
            É certo que temos uma lei, denominada “Carolina Dieckman”, porque esta atriz foi vítima de violação do conteúdo de seu computador pessoal, especialmente de fotos em que ela estava nua, de número 12.737, de 30 de novembro de 2012 (a respeito disso já escrevi um texto, cujo “link” segue abaixo), mas isso não tem inibido os “hackers” de agirem, já que alguns deles atuam a partir de outros países, e agora podem ser respondidas as indagações que assaltavam o espírito do filósofo do Direito: não, não somos melhores que os selvagens que perambulavam nus ou seminus pelo mundo; nesse campo da informática, embora o cabedal de conhecimento aumente a olhos vistos, ele não tem aguçado o sentido de dever em alguns de seus detentores.


"link" do texto referido:
http://silvioartur.blogspot.com.br/2012/05/miguel-reale-e-carolina-dieckmann.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante