Pular para o conteúdo principal

A supermãe


                         Dona Vanderli foi acusada de haver cometido um crime de homicídio simples, na forma tentada.
                        Por essa ocasião, o juiz titular da Vara do Júri da comarca de Campinas, José Henrique Rodrigues Torres, numa atitude inédita, no ato do recebimento da denúncia já nomeava a PAJ para atuar na defesa do réu, devendo estar presente quando da realização do interrogatório judicial[1], sem prejuízo de que o réu contratasse um defensor particular. Participei de seu interrogatório judicial, tendo, evidentemente, conversado com ela antes.
                        A história era muito boa para a defesa: uma pessoa do bairro em que ela morava começou a cobrar “pedágio” das pessoas que passavam pela rua e uma das vítimas dessa “cobrança” foi um filho de Vanderli: o rapaz, porém, não tinha dinheiro e foi praticamente deixado de cueca, quase nu. Ao chegar em casa, narrou o fato à mãe. Ela foi conversar com o “cobrador”, pedindo a ele que não mais fizesse aquilo e, como resposta, foi destratada e ameaçada: ele afiançou que faria novamente e contra ela também, se fosse o caso.
                        Ela adquiriu uma arma de fogo e foi naquela noite aguardar a chegada do filho no ponto de ônibus, para, praticamente, escolta-lo. Foram ambos caminhando em direção à casa quando surgiu o “cobrador”, dizendo que queria o dinheiro. Dona Vanderli disse ao filho que atirasse a carteira em que estava o dinheiro ao chão, o que ele fez. Quando o “cobrador” – e vítima – abaixou-se para apanhar a carteira, ela sacou a arma e descarregou-a, acertando-o várias vezes (detalhe mórbido: um dos projéteis atingiu o seu membro viril; outros, o seu rosto). Ele foi socorrido e não morreu. Morreu meses depois, vítima de outros tiros disparados por outra pessoa (no inquérito instaurado para apurar a sua morte, constou que ele fora “executado”).
                        No interrogatório judicial de Dona Vanderli, aconteceu um fato no mínimo curioso: ao ser indagada pela juíza onde adquirira a arma, ela, apontando para o Largo do Rosário – bem defronte o fórum – disse: “ali” (nessa época – e ainda hoje – funciona ali um autêntico “mercado de objetos subtraídos” ou “receptódromo”- debaixo dos olhos vendados da deusa Têmis).
                        Foi pronunciada por homicídio simples tentado e, submetida a julgamento mais de 10 anos após o fato, o Ministério Público pediu a sua absolvição, com base na legítima defesa própria, no que foi secundado pela defesa. A contagem foi sete votos a zero: absolvida. Foi o primeiro julgamento realizado no plenário da Cidade Judiciária de Campinas.
                        Detalhe que a ninguém interessou: a arma de fogo que ela afirmou ter utilizado na prática do fato, um revólver calibre 38, tinha capacidade de seis tiros; no entanto, a vítima tinha nove ferimentos de entrada de projétil de arma de fogo.
                        Este julgamento foi o primeiro realizado no plenário da Cidade Judiciária e Campinas.




[1] . Isto veio a se tornar obrigatório, o réu ter defensor já no interrogatório, por força da Lei 10.792/03.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante