Pular para o conteúdo principal

"Glorinha" e "Mel"



                        “Glorinha” e “Mel” eram epítetos – ou “nomes de guerra” – de dois travestis que atuavam na zona do meretrício de Campinas, o famoso Jardim Itatinga. O primeiro (ou primeira?) era magro, de estatura mediana; enfim, de aparência um pouco frágil. Já “Mel” era mais encorpado, não chegando, todavia, a ser forte.
                        Ambos envolveram-se em uma briga num bar naquele bairro contra dois, por assim dizer, “usuários” dos serviços ali oferecidos: dois operários da construção civil que foram ao local em busca de diversão. Dessa escaramuça resultaram ferimentos em todos, com mais gravidade nos dois operários, num deles muitos sérias as lesões. Terminada a refrega, passaram por um pronto-socorro, onde foram medicados e dispensados. Um deles continuou sentindo fortes dores abdominais. Elas foram aumentando. Levado novamente ao pronto-socorro, era tarde demais: o baço havia estava rompido, sequela da refrega, e houve infecção generalizada, com a conseqüente morte – era o que apontava o laudo de exame necroscópico.
                        Foram ambos os travestis denunciados por homicídio simples, com pena de 6 a 20 anos de reclusão, e por lesão corporal simples (ou leves) .
                        “Mel” não foi achado (ou achada?), tendo sido chamado por edital, evidentemente não atendido. Encerrada a instrução, o juiz pronunciou ambos por homicídio simples; “Mel”, sendo revel, não foi intimado da sentença (o que impede o julgamento pelo tribunal do júri[1]), tendo sido desmembrado o processo, indo a julgamento pelos jurados apenas “Glorinha”.
                        Uma surpresa no dia do julgamento: “Glorinha” compareceu, escoltada e algemada, já que estava presa, com todas as unhas dos dedos das mãos pintadas de um vermelho vivíssimo. O Juiz que presidiria o julgamento mandou que um funcionário do cartório fosse comprar um vidro de acetona na farmácia defronte ao fórum para que o esmalte fosse removido.
                        Iniciaram-se os debates: o Promotor de Justiça, querendo adivinhar a tese da defesa, disse aos jurados que seria alegada a tese da legítima defesa e passou a tentar demonstrar que ela não teria ocorrido; o acusado não teria legitimamente atuado em sua defesa; eu não ia trabalhar com essa tese, mas tive uma ideia: gastaria um pouco do meu tempo (no total, eram 2  horas) para discorrer sobre a legítima defesa, como se fosse a tese que seria trabalhada em plenário. O Promotor falou durante as 2 horas então regulamentares[2], gastando bastante do seu tempo preocupado em demonstrar a inexistência da legítima defesa. Encerrado o tempo dado à acusação, a palavra foi passada à defesa[3], pelo prazo de duas horas. Iniciei descrevendo o que é a legítima defesa[4], quais são os seus requisitos, e me alonguei por uns quarenta minutos no tema. Em seguida, porém, afirmei: “mas não é esta minha tese”. O Promotor quase caiu da cadeira. Expliquei aos jurados que a minha tese era negativa de autoria, pois, perguntei, algum jurado poderia imaginar que um ser frágil como o réu conseguiria matar, utilizando apenas as próprias mãos, uma pessoa? Conseguiria romper o baço de uma pessoa apenas com as mãos? Disse isso com ênfase, sempre apontando para o réu, que, encolhido no banco dos réus (na verdade, uma cadeira), a tudo assistia, sem praticamente nada entender (como, ao final, admitiu). Ademais, acrescentei, eram dois os réus (o outro – o estava foragido) e não havia certeza de qual dos dois havia desferido o golpe que rompeu o baço da vítima.
                        Consegui convencer os jurados, que absolveram “Glorinha” por cinco votos a dois.
                        “Mel” foi capturado no ano seguinte e levado a julgamento. Tendo em vista a absolvição de “Glorinha”, o Promotor que atuou na acusação de “Mel” em plenário, e que não era o que atuara no julgamento de “Glorinha”, optou por requerer a sua absolvição.


                       


[1] . Naquela época – década de 80 – o processo, embora revel o acusado, tinha tramitação normal. Também no rito do processo por crimes contra a vida foram introduzidas modificações no ano de 2.008.
[2] . Como já dito, com a reforma processual  penal de 2.008, o tempo passou a ser de uma hora e meia, com direito a réplica e tréplica por mais uma hora.
[3] . Um belíssimo livro de Evandro Lins e Silva, em que ele relata a defesa que fez no caso Doca Street, tem o nome de “A defesa tem a palavra”, e o autor explica que se inspirou nessa frase, habitual nos tribunais de júri: “a defesa tem a palavra pelo prazo de duas horas”. Nesse momento, qualquer defensor estremece.
[4] . Artigo 25 do Código Penal: “entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante