Pular para o conteúdo principal

O mito da pena mínima e o "mensalão"

Um dos mais importantes princípios de Direito Penal (e nem princípio somente é, pois consta da Constituição da República Federativa do Brasil [ela é, não se pode esquecer, de 1988], bem como do Código Penal [cuja Parte Geral é, também não se pode esquecer, de 1984], é o da individualização da pena.
Na técnica de legislar em matéria penal, e isso é de longa data, depois de descrever o fato, sempre com um verbo e seu objeto (por exemplo, o artigo 121, "matar alguém"), apresenta o tipo a cominação da pena, sempre entre dois limites, mínimo e máximo. No caso do homicídio, se for o simples, de 6 a 20 anos de reclusão; se for qualificado, de 12 a 30.
Para cumprir o preceito constitucional (e o infraconstitucional), da individualização da pena, o juiz deve passar por 3 fases, conforme claramente está no artigo 68 do Código Penal: na primeira fase, são analisadas as circunstâncias judiciais, descritas no artigo 59 (por exemplo, a culpabilidade, a conduta social e outras tantas, das quais se pode destacar, como novidade haurida em 1984, o comportamento da vítima), em que o magistrado utiliza - segundo nos termos da doutrina - seu prudente arbítrio. Nesta fase é fixada a pena-base.
Em seguida, na segunda fase, são analisadas as circunstâncias legais ou obrigatórias, que são as atenuantes e as agravantes. Como exemplo das primeiras, ser o réu menor de 21 anos na data do fato, e das segundas, a reincidência. Uma interessante discussão se fere nesta fase: pode uma atenuante trazer a pena abaixo do mínimo (supondo-se que na primeira fase tenha sido a pena fixada no mínimo)? O Superior Tribunal de Justiça construiu uma súmula, a de número 231, respondendo que não.
Depois de fixada a pena na segunda fase, passa o magistrado à terceira fase, em que são analisadas as causas de aumento ou diminuição da pena. Um exemplo das primeiras é o emprego de arma no cometimento do roubo, em que a pena será aumentada de 1/3 a 1/2, e um exemplo das segundas é a tentativa, em que a pena cominada ao crime consumado é diminuída de 1/3 a 2/3.
Na maioria dos casos, tudo isso parece ficção, pois em regra sempre é fixada a pena mínima. Talvez na maioria dos casos deva mesmo ser assim, por falta de conteúdo processual que permita ao magistrado analisar todas as circuntâncias que, conforme se pode constatar, são muitas.
No julgamento da AP 470, o STF tem derrubado o mito da pena mínima, ou da pena no mínimo legal. Para alguns dos réus que já tiveram a pena individualizada, esta superou, e em alguns casos em muito, o mínimo legal. Por exemplo, para um crime cuja pena mínima é de 2 anos, levando em conta a culpabilidade e as consequências do crime, o STF fixou a pena-base em 3 anos e 6 meses, quase, como se vê, duplicando-a. É um excesso? Se se analisar o que existe até hoje na jurisprudência da corte, a resposta somente pode ser afirmativa. Porém, essa ação penal também é diferente de tudo o que ali foi julgado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante