Pular para o conteúdo principal

Direito ao acesso


 
      Seria a quinta vez que iríamos para Miami a fim de assistir ao Sony Open Tennis (ATP 1000 de Miami), com direito a “dar uma esticada” a Las Vegas (cidade que tínhamos conhecido no ano de 2005), num total de 19 dias. Passagens compradas, hospedagens contratadas, e uma semana antes do embarque a minha mulher sofreu uma queda e fraturou um osso do dedo mínimo do pé esquerdo; na mesma segunda-feira, fomos ao pronto-socorro e o médico que a atendeu constatou a fratura, aconselhando-a a não viajar. A princípio, cogitamos de cancelar tudo, obtendo o ressarcimento do que fosse possível e arcar com o prejuízo do demais.
      Como foi um atendimento de emergência e embora o médico fosse ortopedista, no dia seguinte ela foi a outro médico, um nosso conhecido, que também constatou a fratura, mas não a aconselhou a não viajar. Recomendou que, se ela “abusasse” (andasse muito, usando muletas), o pé incharia, mas bastaria um repouso com ele para cima que tudo se resolveria. Não havia perigo de gangrena, infecção, ou qualquer outra complicação.
      Decididos a ir, telefonei para a American Airlines e comuniquei o ocorrido, indagando, principalmente, como ela faria para guardar as muletas durante o voo. A pessoa que me atendeu, do escritório em Campinas (Giuliana), anotou o número do bilhete e disse que “iria tomar providências”. Começou uma sucessão de atenções que nós nunca tínhamos visto. No balcão da companhia aérea em Guarulhos já havia uma cadeira de rodas à espera de minha esposa e as passagens dos quatro voos haviam sido remarcadas, todas para a primeira fila, a que tem mais espaço. Ao aterrissarmos em Miami, na porta do avião (a bem dizer, do “finger”) outra cadeira de rodas a esperava, ostentando uma placa com o seu nome. Enfim, em todos os aeroportos em que estivemos.
      Nos Estados Unidos a história não foi diferente: no Crandon Park, onde se realiza o torneio, bastava que eu entregasse um documento e me era entregue uma cadeira de rodas e o acesso às quadras era especial, com a “cadeirante” ficando a poucos metros dos jogadores (exceto no estádio principal – “stadium” -, porque são vários níveis, mas havia espaço apropriado para “estacionar” a cadeira).
      Em supermercados – Walmart, por exemplo – era cedido um carrinho elétrico para as compras; em shoppings – Dadeland Mall, por exemplo – era cedida gratuitamente a cadeira de rodas.
      O ápice foi em Las Vegas. Alugamos uma (por eles chamada de) “scooter” no próprio hotel-cassino em que estávamos hospedados e transitar pela “cidade do jogo” foi uma facilidade. A principal avenida da cidade, Las Vegas Boulevard, não tem travessia de chão, exceto no cruzamento com a Monte Carlo: todas as travessias devem ser feitas por passarelas. Pois ao pé de cada uma delas há uma escada rolante, uma escada convencional e um elevador. Fomos assistir a três shows e em cada um era a mesma facilidade tanto para entrar, quanto para estacionar a “scooter”. No show do Elton John, no The Colosseum, Caesars Palace, a própria pessoa que recolhia os ingressos e mostrava o assento manobrou o aparato para estaciona-lo.
      Minha mulher levou o raio-X e as receitas para provar que estava com o pé fraturado, embora eu tivesse dito a ela que iríamos para um país de primeiro mundo, em que as pessoas acreditam no que é dito e foi isso mesmo o que aconteceu: em nenhum momento pediram a nós que provássemos que ela estava com deficiência de locomoção – bastou a nossa palavra.
      Não sei porque o Brasil não tem essa mesma política de atenção, aliás, sei: é que aqui, a pessoa deficiente é tratada como lixo, embora um dos pilares do Estado Democrático de Direito seja a dignidade da pessoa humana, conforme está escrito na “constituição cidadã”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante