Pular para o conteúdo principal

A soneca da jurada


 
                        Durante muitos anos atuei na Vara do Júri de Campinas na defesa de acusados que não podiam pagar advogados; pobres, nas palavras da lei. Embora fosse Procurador do Estado, atuava como defensor público, carreira inexistente então no estado de São Paulo. No começo, os julgamentos aconteciam durante os meses de março, junho, setembro e dezembro. Com o passar do tempo, passaram a ser realizados o ano inteiro.
                        Os horários variavam: durante uma época, eles tinham início as 9 horas da manhã, com uma parada para o almoço; alguns avançavam no período noturno e então jantávamos. Nos tempos das “vacas gordas”, isto é, quando havia verba, as refeições eram fornecidas por um restaurante de prestígio. No tempo das “vacas magras”, as refeições foram substituídas por lanches. Quando as vacas emagreceram mais, os julgamentos passaram a ter início no período da tarde, 13 horas. Entremeando esses períodos, havia uma funcionária na Vara do Júri que era exímia cozinheira e preparava as refeições; depois, ela se aposentou. Conta-se que montou um bufê.
                        Quando era servido almoço, era comum alguns jurados “cabecearem” de sono após a refeição na retomada dos trabalhos e o mesmo ocorria quando o julgamento avançava pela noite, após ser servido o lanche. Porém, nunca tive caso de jurado que “tirasse uma soneca”, ou, como dizia Adoniran Barbosa, “pegasse a palha” (Adoniran dizia "de noite nois pega a paia, nas grama dos jardim"): quando eu percebia que algum estava com as pálpebras pesadas, "virando os olhos", passava a falar mais alto e mais próximo dele; isso era o suficiente para despertá-lo.
                        Todavia, em Campinas, um colega advogado, precocemente falecido, enfrentou um problema pior: defendendo um réu acusado de homicídio qualificado e homicídio qualificado tentado (segundo a acusação, ele havia mandado matar a ex-namorada e o atual namorado dela; ela faleceu; ele, não), logo após o jantar, quando ele falava durante a tréplica, uma jurada “caiu nos braços de Morfeu”, dormindo a sono solto (não fiquei sabendo se ela roncou). O réu foi condenado pelas duas acusações e a pena imposta foi de 18 anos (na época do julgamento ele tinha quase 70 anos; morreria no cárcere, certamente). A contagem: 4 votos para condenar, 3 para absolver. Como teria votado a jurada “bela adormecida”?
                        O defensor, muito sabiamente, propôs um processo chamado justificação em que foram ouvidas algumas pessoas, dentre as quais o próprio escrivão, que confirmaram a soneca da jurada. A justificação acompanhou o recurso de apelação e o Tribunal de Justiça deu provimento ao recurso anulando o julgamento. O assistente do Ministério Público (“assistente de acusação”), um Promotor de Justiça aposentado, apresentou nas contrarrazões um parecer de um psicólogo – professor numa universidade estadual – em que afirmava que as pessoas que dormem nessa situação têm um sono tão superficial que não impede que elas consigam compreender o que lhes é falado (“cochilei” incontáveis vezes em frente da televisão e nunca consegui lembrar absolutamente nada do que estava sendo exibido na "telinha"). o Tribunal de Justiça deu provimento ao recurso, determinando que houvesse outro julgamento.
                        No segundo julgamento, ele foi absolvido.
                       No dia 16 de abril de 2013 estive no Tribunal de Justiça de São Paulo para acompanhar o julgamento de um recurso que interpus; enquanto aguardava o julgamento, presenciei um em que o tema era o mesmo daquele de Campinas: um jurado dormiu durante o julgamento, mas desta feita o tribunal não o anulou, sob o argumento de que o defensor não protestou, pedindo que constasse em ata a ocorrência. O que vale dizer: o advogado deste julgamento não foi tão vivaz quanto o daquele.
                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante