Pular para o conteúdo principal

Hanna


 
            Hanna Arendt viveu uma vida digna de ser filmada e foi isso o que aconteceu: está em exibição em algumas poucas salas – em Campinas, somente em uma – o filme “Hanna”, que retrata nas telas uma parte da vida dessa filósofa.
            Assim como o filme “Hitchcock” registra apenas uma parte da vida desse grande diretor inglês – a criação do filme “Psicose”-, em “Hanna” a abordagem centra-se  basicamente  na cobertura que fez do julgamento de Adolf Eichmann, o arquiteto da “Solução final”, em Jerusalém, o artigo que escreveu para a revista The New Yorker e a reação histérica que a publicação produziu.
            O início do filme se dá com o sequestro de Eichmann na Argentina (embora isso não fique muito claro ao espectador que não conhece a história); quando Israel decide que o julgará, Hanna oferece-se à revista The New Yorker para jornalisticamente cobrir o evento. Na direção da revista, há resistência a sua contratação, mas ela é aceita.
            Vai a Israel e faz a cobertura, escrevendo um artigo de 300 páginas, que a revista, com o seu consentimento, publica-o em 5 partes; a publicação provoca incontáveis reações, muitas delas histéricas. A histeria foi causada principalmente porque Hanna Arendt desmistificou Adolf Eichmann, descrevendo-o como um reles burocrata, quase um débil mental, e porque afirmou que faltou resistência aos judeus, especialmente aos líderes, quanto ao Holocausto. Para muitos, Eichmann encarnava o demônio, um homem com superpoderes e ela o descreveu de outra forma. Quanto à possível falta de reação dos judeus (é um tema recorrente), recomendo a leitura do livro “É isto um homem?”, de Primo Levi, um sobrevivente do Holocausto.
            Há flashes de seu relacionamento com o filósofo Martin Heiddegger, que foi seu professor – ela o procurou para que ele a ensinasse a pensar e ele afirmou que “pensar é uma atividade solitária” – e com quem teve um relacionamento não público. Ele era casado, tinha filhos e era 17 anos mais velho do que ela (ela tinha 18 anos e ele, 35). Foi chamada de “a aluna preferida de Heidegger”. O filósofo filiou-se ao partido nazista.
            Ela esteve presa num campo de detenção em Gurs, na França, a antessala dos campos de concentração, porém obteve um visto para os Estados Unidos, que ela descreve como um “paraíso”.
            Duas pessoas, em locais e  tempos diversos, a quem disse que iria assistir ao filme “Hanna”, me perguntaram: “Montana”? Eu quase respondi: “não, Barbera..." (Hanna-Barbera, ou William Hanna e Joseph Barbera, foram os cartunistas que criaram “Os Flintstones”, “Os Jetsons”, “Pepe Legal”, “Zé Colméia" e muitos outros personagens).
            Ela escreveu outros livros, tais como “Origens do totalitarismo” e “A condição humana". O seu artigo publicado pela revista tornou-se um livro – "Eichmann em Jerusalém – um relato (ou informe) sobre a banalidade do mal”. Esta expressão – banalidade do mal - foi cunhada por Hanna. Ao questionar, via “habeas-corpus”, a legalidade do primeiro interrogatório “on-line” feito no Brasil, que se deu na 1ª Vara Criminal da comarca de Campinas no ano de 1996, um dos autores que citei no pedido foi Hanna Arendt, especificamente um trecho do livro (magnífico) “A condição humana”.
            Melhor será assistir ao filme e ler o livro “Eichmann em Jesuralém” (se possível, ler também “Caçando Eichmann"). 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante