Pular para o conteúdo principal

Lewandowski, o tempo e o julgamento do "mensalão"


                       
            “O tempo é uma duração pura” – este é um conceito do filósofo francês de origem judia Henri Bergson, e acrescenta Miguel Reale, em sua obra “Filosofia do Direito”, que nós o “especializamos”, criando os anos, meses, dias e horas.
            O tempo tem uma importância muito grande no Direito Penal, seja, nos países em que não existe a pena de morte, para tirar dos condenados uma parte do tempo de suas vidas, seja para marcar por quanto tempo pode o Estado exercer o “jus puniendi”. Como dito, nos países em que não existem as penas corporais (morte e castigos físicos, tais como açoites e mutilações), a pena fundamentalmente se constitui nas privativas de liberdade, em que esta é tirada do condenado perpétua ou temporariamente.
            O tempo – ou o seu decurso, melhor dizendo – é um tenaz inimigo do exercício do “jus puniendi” (poder-dever de punir), sob vários aspectos. O primeiro deles diz com as causas de extinção da punibilidade estreitamente ligada ao decurso do tempo. A mais importante é a prescrição: há um tempo marcado pelo Estado para exercer o seu direito-dever de punir e se ele não conseguir fazê-lo, está extinta a punibilidade (no Brasil, exceto para o crime de racismo). Ainda nessa linha há a decadência e a perempção, extintivas também ligadas à passagem do tempo. Outra extintiva da punibilidade que pode vir – e sempre vem – com o passar do tempo é a morte, caso em que o sujeito ativo, seja réu, condenado, recorrente ou executado, terá a punibilidade extinta – “mors onmia solvit”. Alguns preferem escapar da punição pela porta da desencarnação, como fez o marechal Goering.
            A passagem do tempo pode provocar modificações na lei penal e se for para abranda-la, retroage para beneficiar o sujeito ativo. Essa modificação pode ser radical a ponto de representar a revogação da lei, descriminalizando a conduta que nela estava descrita como delito, hipótese em que deverá retroagir. Ou, simplesmente, para atenua-la (“novatio legis in mellius”), caso em que também retroage.
            O passar do tempo revela-se, ainda, inimigo ainda do exercício do “jus puniendi” pois ele provoca o esquecimento nas pessoas – testemunhas – que presenciaram o fato delituoso e, com a descrição que fizerem, auxiliarão na reconstrução histórica do acontecimento que se pretende apurar se foi delituoso e, com isso, punir quem o praticou.
            Na última e mais evidente hipótese dos benefícios que a passagem do tempo produz é impedir que a sentença condenatória transite em julgado e o condenado seja compelido a iniciar o cumprimento da pena.
            Foram essas lembranças que me vieram à mente ao assistir ao triste, porém perfeito, trabalho que o ministro Ricardo Lewandowski vem desempenhando no julgamento da Ação Penal 470, popularmente conhecida como “mensalão”. Tanto no julgamento principal, quanto no dos embargos, ele tem usado todo o tempo que pode – e pode muito, pois o regimento do STF não prevê quanto tempo um ministro pode utilizar para votar (ler o voto, na verdade), ao contrário do que faz com os advogados -: ao se lhe ser dada a palavra, principia a falar interminavelmente. Questões que a corte já decidiu de forma unânime são retomadas por ele inutilmente: afinal, já estão decididas. Amigo de Lula (frequentava a sua casa) e de José Dirceu, está desempenhando fielmente o papel a que se propôs.
            Como os crimes pelos quais os réus foram condenados e pela quantidade de pena imposta, algumas das consequências da passagem do tempo estão excluídas, exceto a morte do réu ou o abrandamento da lei. É de se concluir, então, que ele está querendo provocar o adiamento ao máximo do trânsito em julgado da condenação: afinal, “enquanto a vara sobe e desce, as costas descansam”.
"Lewandowski, escolhido revisor do processo, era próximo de Lula e de sua mulher, Marisa Letícia. Frequentava a casa do ex-presidente em São Bernardo do Campo e tinha Dirceu entre seus amigos.Em um almoço recente com Lula, afirmara que não via provas para a condenação." Do livro "Dirceu", de Otávio Cabral, página 320.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A assessora exonerade

Um fato tomou a atenção de muitos a partir de domingo quando uma assessora “especial” do Ministério da Integração Racial ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube e os paulistas em geral. Um breve resumo para quem não acompanhou a ocorrência: a final da Copa do Brasil seria – como foi – no Morumbi, em São Paulo. A Ministra da Integração Racial requisitou um jato da FAB para vir à capital na data do jogo, um domingo, a título de assinar um protocolo de intenções (ou coisa que o valha) sobre o combate ao racismo (há algum tempo escrevi um texto sobre o racismo nos estádios de futebol). Como se sabe, as repartições públicas não funcionam aos domingos, mas, enfim, foi decisão da ministra (confessadamente flamenguista). Acompanhando-a veio uma assessora especial de nome Marcelle Decothé da Silva (também flamenguista). Talvez a versão seja verdadeira – a assinatura do protocolo contra o racismo – pois é de todos sabido que há uma crescente preocupação com o racismo nos estádios de fu

Por dentro dos presídios – Cadeia do São Bernardo

      Tão logo formado em Ciências Jurídicas e Sociais e tendo obtido a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, prestei auxílio num projeto que estava sendo desenvolvido junto à Cadeia Pública de Campinas (esta unidade localizava-se na avenida João Batista Morato do Canto, n° 100, bairro São Bernardo – por sua localização, era apelidada “cadeião do São Bernardo”) pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (que cumulava a função de Corregedor da Polícia e dos Presídios), Roberto Telles Sampaio: era o ano de 1977. Segundo esse projeto, um casal “adotava” uma cela (no jargão carcerário, “xadrez”) e a provia de algumas necessidades mínimas, tais como, fornecimento de pasta de dentes e sabonetes. Aos sábados, defronte à catedral metropolitana de Campinas, era realizada uma feira de artesanato dos objetos fabricados pelos detentos. Uma das experiências foi uma forma de “saída temporária”.       Antes da inauguração, feita com pompa e circunstância, os presos provisórios eram “aco

Matando por amor

Ambas as envolvidas (na verdade eram três: havia um homem no enredo) eram prostitutas, ou seja, mercadejavam – era assim que se dizia antigamente – o próprio corpo, usando-o como fonte de renda. Exerciam “a mais antiga profissão do mundo” (embora não regulamentada até hoje) na zona do meretrício [1] no bairro Jardim Itatinga.             Logo que a minha família veio de mudança para Campinas, o que se deu no ano de 1964, a prostituição era exercida no bairro Taquaral, bem próximo da lagoa com o mesmo nome. Campinas praticamente terminava ali e o entorno da lagoa não era ainda urbanizado. As casas em que era praticada a prostituição, com a chegada de casas de família, foram obrigadas a imitar o bairro vermelho de Amsterdã:   colocar uma luz vermelha logo na entrada da casa para avisar que ali era um prostíbulo. Com a construção de mais casas, digamos, de família,   naquele bairro, houve uma tentativa de transferir os prostíbulos para outro bairro que se formava, mais adiante