Pular para o conteúdo principal

Túmulo do samba

O grande compositor Vinicius de Moraes (além de compositor, diplomata), teria dito, certa vez, que São Paulo era o túmulo do samba. Ele, timidamente, tentou adocicar estas palavras. Era conhecido não apenas por suas grandes composições, algumas delas vertidas para outros idiomas (como exemplo: Garota de Ipanema), como pela vida atípica que levava (diz a lenda que ele tomava banho de banheira [comum, na época] ingerindo uísque em grande quantidade: uma banheira de uísque...).
Pois bem: parece que uma parte das escolas de samba que desfilam em São Paulo quer demonstrar que o grande poeta tinha razão. O espetáculo que foi transmitido ao vivo no dia da apuração dos votos, com pessoas invadindo o local da apuração e dilacerando os votos, depois saindo em desabalada carreira, e, para finalizar, ateando fogo em carro alegórico (sem dizer das "voadoras" contra a cerca que limita com a Marginal) foi digno de figurar em qualquer anedotário. Ou boletim de ocorrência.
As escolas de samba do Rio de Janeiro,que foram precursoras desse espetáculo muito bonito para se assistir, sempre estiveram ligadas, como se dizia lá, à "contravenção". Basta citar os nomes de Castor de Andrade e Anísio (Aniz) Abraão David (este último teve, mais uma vez, decretada a prisão provisória), verdadeiros barões (para fazer uma aproximação com o Barão de Drumond, criador do "jogo do bicho"), para que se entenda a ligação do samba com a contravenção (Anísio na Beija-flor de Nilópolis e Castor na Mocidade Independente de Padre Miguel). No Rio de Janeiro nunca houve um espetáculo como o visto em São Paulo (a Polícia e o Ministério Público apuram iregularidades que teriam acontecido com a apuração das escolas do segundo grupo do Rio, mas esta é outra história).
A meu ver, para o espetáculo ocorrido na apuração em São Paulo há um componente que explica: a mistura de samba com futebol, mixagem que não acontece no Rio. A disputa animalesca que acontece no futebol, a partir do momento que em há escolas de samba de torcidas organizadas, é transferida para a passarela, provocando aquilo que se viu na apuração. Perto do que as torcidas fazem em campo, foi até pouco.
Não se pode levar para o sambódromo a disputa que ocorre nos estádios. Isso pode levar o samba para o túmulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher honesta no Código Penal

O Código Penal de 1940 (que entrou em vigor no ano de 1942, a 1º de janeiro) trazia no artigo 215 – crimes contra os costumes - a descrição da conduta criminosa chamada “posse sexual mediante fraude”. Era, por assim dizer, o oposto do estupro, que vinha descrito no artigo 213, em que a conjunção carnal era obtida mediante o emprego de violência ou grave ameaça. Na “posse”, a conjunção carnal era obtida com o emprego de fraude, o que levou algum doutrinador a apelida-la de “estelionato sexual”. A descrição típica era esta: “ter conjunção carnal com mulher honesta, mediante fraude”, com a pena de reclusão, de 1 a 3 anos. O artigo seguinte (216) definia o crime de atentado ao pudor mediante fraude, assim redigido: “induzir mulher honesta, mediante fraude, a praticar ou permitir que com ela se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal", com a pena de reclusão de 1 a 2 anos. O emprego do conceito “mulher honesta”, ou somente “honesta” vem de longa data, desde as Ordenações Fi…

O cunhado de Ana Hickmann e o excesso na legítima defesa

Dia de branco

Durante a minha adolescência era comum dizermos no domingo à noite: “vamos embora que amanhã é dia de branco”. Ou: “segunda-feira é dia de branco”. Ninguém sabia o significado destas palavras, mas, para nós, significava que deveríamos nos recolher porque no dia seguinte trabalharíamos. Depois de quase 50 anos passados dessa época, e tendo em vista o que li num jornal local, resolvi pesquisar no Google o significado da expressão. Tudo parece fácil hoje: basta abrir o “site” de busca e digitar o que se pretende buscar. Pois bem, digitada a expressão, surgiram várias referências e a que me chamou a atenção foi a do Yahoo, em que é escolhida uma resposta dentre as várias ali postadas. Transcrevo algumas: 1. “É uma frase extremamente preconceituosa e racista, e que vem sido citada desde o início do século passado. Seria como dizer que os negros são vagabundos e só os brancos trabalham.”;
2. “ouvi dizer q na época de escravidão, sábado e domingo eram a folga dos negros na época …